Almeida, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Almeida

Almeida é um município português localizado no distrito da Guarda, na região do Centro e sub-região da Beira Interior Norte. É um município com 7 242 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 16 freguesias em 517,98 km². O município é limitado a norte por Figueira de Castelo Rodrigo, a leste por Espanha, a sul pelo Sabugal e a oeste pela Guarda e por Pinhel.

As 16 freguesias do concelho de Almeida são Almeida, Amoreira, Parada e Cabreira, Azinhal, Peva e Valverde, Castelo Bom, Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela, Freineda, Freixo, Junça e Naves, Leomil, Mido, Senouras e Aldeias Nova, Malhada Sorda, Malpartida e Vale de Coelha, Miuzela e Porto de Ovelha, Nave de Haver, São Pedro de Rio Seco, Vale da Mula e Vilar Formoso.

História

Almeida foi conquistada aos mouros em 1039, mas em 1071 voltou a ser tomada. Em 1190 D. Sancho I reconquistou-a aos mouros, altura em que a zona tomou a atual denominação. Com as guerras da época, Almeida ficou praticamente destruída e D. Dinis mandou construir um castelo e atribui-lhe o foral em 1296. D. Manuel amplificou as fortificações e a vila e concedeu-lhe foral novo a 1 de junho de 1510.

A toponímia tem a tradução literal do árabe “Terra Plana”.

Património

Como património militar deste concelho podemos identificar:

  • Muralhas da Praça de Almeida
  • Castelo de Castelo Bom
  • Castelo de Castelo Mendo

Em termos de arquitetura civil encontramos a aldeia de Castelo Mendo, o Pelourinho de Castelo Mendo e o Pelourinho de Vale de Coelha.

Em relação ao património arqueológico Almeida tem a Anta da Pedra de Anta e a Necrópole de sepulturas escavadas na rocha em Malpartida.

Por fim, podemos ainda mencionar a Igreja de São Miguel, a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação, o Picadeiro d’El Rey e a Esnoga de Malhada Sorda.

Gastronomia

Neste concelho raiano encontra uma gastronomia diversificada e saborosa que vai desde os enchidos e os queijos aos pratos feitos à base da caça, como por exemplo o coelho à caçador e o arroz de lebre. Além disso, não deixe de provar os pratos de cabrito e borrego assados, a burzigada, a açorda de alho e a salada de meruges.

Para terminar a refeição, delicie-se com a doçaria de Almeida, que inclui o pão de ló, o doce de abóbora, a marmelada, o doce de tomate e cereja, a bola doce e a bola parda.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Mutzig (França) a 20 de maio de 2012

Brasão da cidade

Almeida

O brasão da cidade é um escudo de ouro, com um castelo de vermelho, lavrado e iluminado do primeiro, aberto de azul, a porta aldrabada e besantada de prata. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com a legenda ALMEIDA a negro.

Municípios do Distrito da Guarda

Aguiar da Beira Almeida Celorico da Beira Figueira de Castelo Rodrigo Fornos de Algodres
Gouveia Guarda Manteigas Mêda Pinhel
Sabugal Seia Trancoso Vila Nova de Foz Côa
56 Visualizações 2 Total
56 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.