Aljustrel

Apresentação da vila alentejana de Aljustrel: localização, geografia, demografia, história, principais locais de interesse turístico, …

Aljustrel

Localizada no Baixo Alentejo, distrito de Beja, Aljustrel é uma vila sede de município com o mesmo nome e com uma área de cerca de 458 km2 e cerca de 9257 habitantes, divididos por quatro freguesias (Aljustrel e Rio de Moinhos, Ervidel, Messejana e S. João de Negrilhos). Este município português faz fronteira com os concelhos de Ferreira do Alentejo a Norte, Castro Verde a Sul, Santiago do Cacém a Oeste e Beja a Este.

Relativamente à história de Aljustrel, considerada uma das mais antigas povoações de Portugal, a mesma remonta inicialmente ao Paleolítico aquando da passagem de caçadores-recolectores, apesar dos vestígios encontrados apenas localizarem Aljustrel na História no ano 3000 a.C.

Foi a partir dessa altura que Aljustrel já não parou de ser povoada encontrando-se vestígios de todos os períodos da pré história.

Mas, foi a partir da ocupação Romana que Aljustrel mais relevo teve, devido principalmente à exploração mineira, sendo que após a queda do mesmo muitos outros povos ocuparam esta região com destaque para a ocupação muçulmana no século IX, altura em que era reconhecida pelo nome de Albasturil.

É no ano de 1252 que Aljustrel assume forma jurídica, através de Carta de Foral dada por D. Afonso III e mais tarde, em 1510 é dada novamente Carta de foral, desta vez por D. Manuel I.

Em 1836 inclui-se a freguesia de Ervidel ao Concelho de Aljustrel e em 1855 o concelho de Messejana é extinto, anexando-se parte do mesmo a Aljustrel, que em 1871 deixa de ser concelho por três anos.

Em 1910, Aljustrel é um dos primeiros concelhos que adere à república, sendo um dos seus habitantes, Dr. Manuel de Brito Camacho, um dos grandes lideres republicanos.

A nível paisagístico, Aljustrel é caracterizada por uma vasta planície, duas colinas e um vale e a nível climatérico caracterizada por um clima mediterrânico de baixa pluviosidade, Invernos frios e Verões bastante quentes, rondando as temperatura mínimas no inverno os  4 graus, principalmente entre Dezembro e Janeiro, e as máximas no verão os 35 graus, principalmente em Julho e Agosto.

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
169 Visualizações 1 Total
169 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter