Alijó, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Alijó

Alijó é um município português localizado no distrito de Vila Real, na região norte e sub-região do Douro. É um município com 11 942 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 14 freguesias em 297,60 km². Alijó é limitado a norte Vila Pouca de Aguiar e Murça, a leste por Carrazeda de Ansiães, a sul por São João da Pesqueira e a oeste por Sabrosa.

As 14 freguesias do concelho de Alijó são: Alijó, Carlão e Amieiro, Castedo e Cotas, Favaios, Pegarinhos, Pinhão, Pópulo e Ribalonga, Sanfins do Douro, Santa Eugénia, São Mamede de Ribatua, Vale de Mendiz, Casal de Loivos e Vilarinho de Cotas, Vila Chã, Vila Verde e Vilar de Maçada.

História

Alijó localiza-se numa região de cultura castreja que sofreu com o resultado da romanização e da ocupação dos Mouros. Alvo de disputas entre cristãos e árabes, foi destruída e abandonada. A partir do primeiro quartel do século XII começou o seu povoamento graças aos forais outorgados por D. Sancho II (1226), D. Afonso III (1269) e D. Manuel I (1514).

A sua localização, o clima e os solos ricos foram cruciais para a fixação da população, mas apenas a partir dos séculos XII e XIII é que se assistiu a uma ocupação ordenada, tendo sido atraídos vários representantes da nobreza e alta burguesia.  

Património edificado e natural

O património religioso desta vila inclui a Capela do Senhor do Andor ou dos Passos, a Capela de Nossa Senhora dos Prazeres, no monte da Cunha, e a Capela de Santo António, no monte do Vilarelho. Em relação à arquitetura civil, destacam-se o Pelourinho de Alijó e o Pelourinho de São Mamede de Ribatua.

Além disso, é também importante referir os vestígios arqueológicos espalhados por todo o concelho, nomeadamente a Anta de Fonte Coberta, o Abrigo Rupestre da Pala Pinta e os marcos graníticos em Favaios,

A principal referência natural de Alijó são as paisagens de vinhas, que encantam o olhar consoante as estações do ano.

Gastronomia

Os pratos tradicionais da gastronomia de Alijó são a bola de carne, o cozido à portuguesa, os enchidos, o cabrito no forno, o cordeiro de leite, a carne de porco bísaro, a feijoada à transmontana, o bacalhau assado com batatas a murro e as carnes fumadas.

Na doçaria destaca-se o sarrabulho doce, as cavacas de Santa Eugénia, o bolo borrachão, o doce da Teixeira e o bolo mulato.

Contudo, o principal ex-libris gastronómico da região é o Moscatel de Favaios.

Brasão da cidade

image_brasao

O brasão da cidade é composto por escudo de ouro, com um castanheiro de verde arrancada de negro, acompanhado por duas torres de vermelho, realçados de negro. A bordadura é de negro, carregado de oito ouriços de castanheiro de ouro. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com as palavras VILA DE ALIJÓ a negro.

Municípios do Distrito de Vila Real 

Alijó Boticas Chaves Mesão Frio Mondim de Basto
Montalegre Murça Peso da Régua Ribeira de Pena Sabrosa
Santa Marta de Penaguião Valpaços Vila Pouca de Aguiar Vila Real
241 Visualizações 1 Total
241 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.