Alfândega da Fé, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Alfândega da Fé é um município português localizado no distrito de Bragança, na região do Norte e sub-região do Alto Trás-os-Montes. É um município com 5104 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 12 freguesias em 321,95 km². O município é limitado a norte por Macedo de Cavaleiros, a leste por Mogadouro, a sul por Torre de Moncorvo, a oeste por Vila Flor e a noroeste por Mirandela.

As 12 freguesias do concelho de Alfândega da Fé são Agrobom, Saldonha e Vale Pereiro, Alfândega da Fé, Cerejais, Eucísia, Gouveia e Valverde, Ferradosa e Sendim da Serra, Gebelim e Soeima, Parada e Sendim da Ribeira, Pombal e Vales, Sambade, Vilar Chão, Vilarelhos e Vilares de Vilariça.

História

A designação deste concelho foi obtida pelos Árabes no século VIII, quando na altura era de Alfandagh. Mais tarde as lutas pela reconquista Cristã da Península Ibérica acrescentaram-lhe a palavra Fé. Assim nasceu o topónimo desta cidade.

A 8 de maio de 1294 D. Dinis concedeu a primeira carta de foral, que foi renovada em 1510 por D. Manuel I, aumentando a área concelhia. Em outubro de 1855 o concelho foi extinto e em janeiro de 1898 foi restaurado como circunscrição administrativa independente.

Património

Os principais elementos do património da cidade são:

  • Capela de São Bernardino (localizada na freguesia de Gebelim)
  • Igreja da Nossa Senhora da Assunção (localizada na freguesia de Sambade)
  • Capela de Nossa Senhora de Jerusalém (localizada na freguesia de Sendim da Serra)

Gastronomia

A gastronomia local é influenciada por produtos que aproveitam o melhor da terra, nomeadamente o azeite, a cereja, a cerveja artesanal, as conservas, os doces e compotas, o fumeiro, os enchidos e o queijo.

Contudo, o principal produto da região é a cereja, sendo a estrela de vários pratos típicos e um produto fundamental para a economia local.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Medina de Rioseco (Espanha)

Brasão da cidade

Alfandeg

O brasão da cidade é um escudo de negro com uma torre torreada de prata, aberta e iluminada de vermelho, sendo o torreado acompanhado por sete abelhas de ouro postas em semicírculo, voltadas ao centro. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE ALFÂNDEGA DA FÉ a negro.

Municípios do Distrito de Bragança

Alfândega da Fé Bragança Carrazeda de Ansiães Freixo de Espada à Cinta Macedo de Cavaleiros
Miranda do Douro Mirandela Mogadouro Torre de Moncorvo Vila Flor
Vimioso Vinhais
135 Visualizações 1 Total
135 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.