Alcochete, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Alcochete

Alcochete é um município português localizado no distrito de Setúbal, na região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal. É um município com 17 569 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com três freguesias em 128,36 km². O município é limitado a norte por Benavente, a este e sudeste por Palmela, a sudoeste pela área principal do município do Montijo e a noroeste pelo estuário do Tejo.

As três freguesias do concelho de Alcochete são Alcochete, Samouco e São Francisco.

História

Acredita-se que Alcochete terá uma origem Árabe por dois motivos: a origem do nome Al caxete, que poderá significar “o forno”, e pela localização da Igreja Matriz, edificada no século XIV e que, de acordo com a tradição da época, foi construída sobre um templo árabe.

Contudo, a primeira ocupação humana documentada está associada à presença romana. À ocupação romana sucedeu a ocupação árabe. Com a Reconquista Cristã Alcochete foi integrada no termo da Ordem de Santiago.

A 17 de janeiro de 1515 o concelho recebeu o foral por D. Manuel I.

Património

Em termos de património neste concelho pode visitar:

  • Igreja de São João Baptista
  • Igreja da Misericórdia
  • Capela de Nossa Senhora da Vida
  • Ermida de Nossa Senhora dos Matos
  • Capela de Santo António da Ussa
  • Ruínas do Convento de São Francisco
  • Ponte Cais
  • Paços do Concelho
  • Edifício do Lar Barão de Samora Correia
  • Palacete do Marquês de Soydos

Gastronomia

A gastronomia do concelho tem a sua principal inspiração no peixe fresco, que é confecionado de várias formas. Assim, pode provar o peixe assado, o ensopado de peixe ou a caldeirada de peixe. Outro produto de destaque é a enguia, que nesta região é servida frita. Mas existem outros pratos que se destacam como o arroz de polvo, o arroz de tamboril ou o arroz de marisco, o ensopado de borrego, a sopa alcochetana, a sopa de peixe, as amêijoas acochetanas e as batatas ensalsadas. Para sobremesa temos o arroz doce, a sopa do terroal e a fogaça.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Waudo (Coreia do Sul) a 05 de abril de 1994

Brasão da cidade

Alcochet

O brasão da cidade é um escudo de prata, com uma cruz antiga de Santiago de vermelho, carregada nas bases do florenciado por quatro vieiras de ouro e de uma esfera armilar do mesmo metal no cruzamento. A cruz acantoada por quatro cachos de uvas de púrpura, folhados e sustidos de verde. Em contra-chefe estão duas faixas ondadas de azul. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE ALCOCHETE a negro. 

Municípios do Distrito de Setúbal

Alcácer do Sal Alcochete Almada Barreiro Grândola
Moita Montijo Palmela Santiago do Cacém Seixal
Sesimbra Setúbal Sines
103 Visualizações 2 Total
103 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.