Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Alburitel (Ourém)

Apresentação de Alburitel e da sua freguesia: caracterização sócio-económica, história, heráldica, património histórico e edificado e património natural.

Alburitel é  uma localidade e sede de freguesia com o mesmo nome, pertencente ao concelho de Ourém, distrito de Santarém, em Portugal. Relativamente à organização do território por regiões estatísticas (NUT’s), Alburitel pertence à região ‘Centro’ (NUT II), sub-região ‘Médio Tejo’ (NUT III).

De acordo com os Censos de 2011 do INE, a população residente em Alburitel era nesse ano de 894 pessoas. Quanto à freguesia, e novamente de acordo com os Censos de 2011, a população total da mesma era nesse ano de 1.179 pessoas. A área total da freguesia é de 11,5 km2, dos quais 6% estão classificados como ocupação humana, 32% como ocupação florestal e 20% como ocupação agrícola.

Fazem parte da freguesia apenas dois lugares, nomeadamente a própria localidade de Alburitel e a localidade de Toucinhos.

História de Alburitel

A freguesia de Alburitel é ainda relativamente recente, tendo sido criada em 1928 por desanexação da freguesia de Seiça. Contudo, a história da localidade é muito mais antiga e perde-se no tempo. A sua localização privilegiada entre a Serra d’Aire e o Vale do Azurrague, as encostas soalheiras propícias à agricultura, em especial à cultura da vinha e da oliveira, a passagem pela zona da estrada romana que ligava Santarém a Conímbriga, tornavam o território do que é hoje a freguesia muito atrativo ao estabelecimento da população. O próprio nome da localidade, que se pressupõe de origem árabe, é também um indício forte da presença humana na região. Outra prova da antiguidade e da importância histórica da localidade é a existência de dois templos cristãos com mais de 400 anos, nomeadamente a capela de São Salvador nos Toucinhos, erigida em 1592, e a ermida de Nossa Senhora da Ajuda, fundada em 1604.

Património Cultural, Histórico e Natural

No caso do património natural o grande destaque vai para o belíssimo Vale do Azurrague que faz o contraste com as paisagens serranas da Serra d’Aire. Neste cenário misto é possível apreciar e deliciar-se com os vinhedos e olivais implantados nas escarpas calcárias da serra.

Quanto ao património edificado, merecem referência a igreja paroquial que é também a igreja matriz da freguesia, a capela de Nossa Senhora da Ajuda edificada em 1604, a capela de São Salvador na localidade de Toucinhos, fundada em 1592 e ainda as ruínas da capela do Vale Santo, também nos Toucinhos.

Alburitel é também uma terra repleta de cultura e de tradições. A gastronomia é sem dúvida um dos principais destaques do seu património cultural, com diversos estabelecimentos a convidarem para os petiscos regionais. Além da gastronomia, merecem destaque as festas e romarias, sendo a mais relevante a festa que se realiza em Agosto em honra do Santíssimo Sacramento. Uma referência ainda para as associações culturais e recreativas da freguesia, nomeadamente a Associação Cultural e Recreativa de Alburitel (ACRA) e a Associação Cultural e Recreativa de Toucinhos (Acureto).

Atividades Económicas

A agricultura é por tradição a principal atividade económica de Alburitel destacando-se a viticultura e a olivicultura. No caso da viticultura, as condições climatéricas e os solos calcários permitem a obtenção de um vinho tinto palhete de grande qualidade, produzido de acordo com processos antigos desenvolvidos pelos monges de Cister.

Além da olivicultura e da vitivinicultura são de referir também a existência de algumas indústrias com são os casos da madeira, extração de pedra, metalomecânica, mobiliário, alfaias agrícolas e construção civil.

Heráldicaalburitel-01

Brasão – escudo de ouro, cacho de uvas de púrpura folhada de verde, três ramos de oliveira de verde frutados de negro e três espigas de milho de vermelho, folhadas de verde e atadas de azul, tudo bem ordenado. Coroa mural de prata de três torres. Lislel branco, com a legenda a negro – «ALBURITEL».
Bandeira – de azul. Cordão de borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.
Selo – nos termos da lei, com a legenda «Junta de Freguesia de Alburitel-Ourém».

Este artigo faz parte do Portal de Ourém

……

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

 

179 Visualizações 1 Total
179 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter