Albergaria-a-Velha, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Albergaria-a-Velha é um município português localizado no distrito de Aveiro, na região centro. É um município com 25 252 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em seis freguesias em 158,83 km². Albergaria-a-Velha é limitado a norte por Estarreja e Oliveira de Azeméis, a leste por Sever do Vouga, a sueste por Águeda, a sudoeste por Aveiro e a noroeste, através de um canal da Ria de Aveiro, por Murtosa.

As seis freguesias do concelho de Albergaria-a-Velha são: Albergaria-a-Velha e Valmaior, Alquerubim, Angeja, Branca, Ribeira de Fráguas e São João de Loure e Frossos.

História

Em 1117 D. Teresa, rainha de Portugal e mãe de D. Afonso Henriques, doou vastas terras ao fidalgo Gonçalo Eriz. Como contrapartida, este comprometeu-se a manter aberta uma albergaria que acolhesse os viajantes mais pobres.

A Carta do Couto de Osselôa é considerado o primeiro documento em que Portugal figura com o título de reino e aqui está a certidão de nascimento e batismo de Albergaria-a-Velha. Os primeiros registos deste local como vila surgem em meados do século XVI, na forma de uma lápide existente nos Paços do concelho e que seria oriunda da frontaria do primeiro hospital. A lápide foi manda colocar no Hospital por Acórdão da Relação de Lisboa a 27 de maio de 1629.

Albergaria-a-Velha foi elevada à categoria de cidade a 6 de abril de 2011.

Património edificado e natural

Em termos de património religioso destaca-se a Casa e Capela de Santo António e a Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha. Em relação ao património edificado convém mencionar o Castelo e Palacete da Boa Vista, a Casa do Dr. António Fortunato de Pinho e o Cine-Teatro Alba. Por fim, em termos de vestígios históricos existe o Pelourinho de Angeja e o Pelourinho de Frossos, a Mamoa de Açôres e as Mamoas do Taco.

Em relação ao património natural, em Albergaria-a-Velha encontramos o monte da Senhora do Socorro, um local de peregrinação onde é possível desfrutar de uma vista para a serra e para o mar. A Capela do Santuário da Senhora do Socorro situa-se numa elevação conhecida por Bico do Monte e data de 1857. No sudoeste do concelho, em pleno Baixo Vouga Lagunar, encontramos a Pateira de Frossos, que apresenta uma biodiversidade típica do sistema lagunar da Ria de Aveiro.

Gastronomia

A gastronomia do concelho inclui bacalhau assado, cabrito assado, lampreia, leitão de Angeja, pão do Fontão, regueifa de Canela, rojões e vitela assada. Na doçaria destacam-se os turcos, uma especialidade centenária criada por Margarida Coutinho, confeiteira regional.

Brasão da cidade

Brasão de Albergaria-a-Velha

O brasão é composto por escudo de ouro com uma cruz de azul. Tem uma orla de negro carregada de oito rosas de ouro folhadas de verde e abotoadas de vermelho. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com a legenda VILA DE ALBERGARIA-A-VELHA a negro.

Municípios do Distrito de Aveiro

Águeda Albergaria-a-Velha Anadia Arouca Aveiro
Castelo de Paiva Espinho Estarreja Ílhavo Mealhada
Murtosa Oliveira de Azeméis Oliveira do Bairro Ovar Santa Maria da Feira
São João da Madeira Sever do Vouga Vagos Vale de Cambra
183 Visualizações 2 Total
183 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.