Alandroal, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Alandroal

Alandroal é um município português localizado no distrito de Évora, na região do Alentejo e sub-região do Alentejo Central. É um município com 5 843 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em quatro freguesias em 542,68 km². O município é limitado a norte por Vila Viçosa, a nordeste por Elvas, a leste por Espanha, a sul por Mourão e por Reguengos de Monsaraz e a oeste pelo Redondo.

As quatro freguesias do concelho do Alandroal são Alandroal, São Brás dos Matos e Juromenha, Capelins, Santiago Maior e Terena.

História

Este território foi elevado à categoria de vila em 1486 por atribuição de carta de foral pelo rei D. João II.

Património

Relativamente ao património arqueológico do Alandroal destaca-se o Castro de Castelo Velho e o Povoado Fortificado e Santuário de Endovélico.

Em termos de património/arquitetura civil, pode visitar o Pelourinho de Terena e o Pelourinho do Alandroal.

Com um importante património militar, neste concelho pode encontrar a Fortaleza de Juromenha, o Castelo do Alandroal e o Castelo de Terena.

Por fim, já no que ao património religioso diz respeito podemos mencionar a Capela da Boa Nova e a Igreja da Misericórdia.

Gastronomia

A gastronomia do concelho inclui pratos como o porco do Montado, as migas, os peixes do rio, os cogumelos e os espargos, o borrego de pastagem, as sopas da horta, o gaspacho, as sopas de grão e chícharos, os pratos de caça brava e o peru do campo.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Santa Cruz (Cabo Verde)
  • Regla (Cuba)
  • Jerumenha (Brasil)
  • Curitiba (Brasil)
  • Olivença (Brasil)

Brasão da cidade

Alandroa

O brasão da cidade é um escudo de prata, com uma cruz florenciada de verde, carregada por um castelo de ouro aberto e iluminado de negro. A cruz é acompanhada em chefe por duas travas de negro, uma em banda e outra em contrabanda apontadas ao centro e em contra-chefe por duas águias de negro, abertas e afrontadas. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DO ALANDROAL a negro.

Municípios do Distrito de Évora

Alandroal Arraiolos Borba Estremoz Évora
Montemor-o-Novo Mora Mourão Portel Redondo
Reguengos de Monsaraz Vendas Novas Viana do Alentejo Vila Viçosa
108 Visualizações 1 Total
108 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.