Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Ade (Almeida)

Apresentação da localidade de Ade (Almeida): caracterização sócio-económica e demográfica, história, património histórico e edificado e património natural.

Apresentação da localidade de Ade

Ade - Almeida

Ade – Almeida

FICHA DA LOCALIDADE

Localidade: Ade
Classificação: Aldeia/Lugar

População: 73 habitantes (Censos 2011)
Coordenadas: 40°33’29.2″N 6°59’37.3″W
País: Portugal
Distrito: Guarda
Concelho: Almeida
Freguesia: Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela

….

Ade é um lugar da União de Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela, concelho de Almeida, distrito da Guarda. De acordo com os Censos de 2011 do INE, a população residente em Ade era nesse ano de 73 pessoas. Antes da reforma administrativa de 2013, Ade formava uma freguesia autónoma, a qual era constituída apenas pela própria localidade de Ade e tinha uma área de 750,82 ha.

Administrativamente, Ade pertenceu ao Concelho de Castelo Mendo (até à extinção deste em 1855), passando para o Concelho de Sabugal (até à sua extinção em 1870), transitando então para o Concelho de Almeida, onde se mantém até hoje.

Apesar da sua pequena dimensão, Ade conserva ainda grande parte da beleza de outros tempos, com destaque para a Igreja Matriz (século XIX – 1895) e para a Capela de S. Brás (século XVIII/XIX). No sítio da Quinta das Lapas podem ser visitadas as Sepulturas Antropormórficas cavadas na rocha, datadas do período medieval e no sítio dos Pichéis pode ser vista a Ara Votiva com inscrição datada do período Romano. Uma referência também para a Amoreira centenária situada no Largo Principal da aldeia (Parque Lúdico) e para o Tronco de Ferragem do século XIX.

Heráldicaade-01

Brasão: Escudo de azul, campanário de prata lavrado de negro, com dois sinos de ouro, badalados de vermelho, entre dois cachos de uvas de ouro, folhados de prata; movente da ponta, um monte de prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «ADE».

Bandeira: Amarela. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.

Selo: Nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Ade – Almeida».

Este artigo faz parte do Portal de Almeida

.

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

.

Este texto é apenas um resumo. Se conhece bem a localidade, envie-nos um texto sobre a mesma, onde poderá efectuar uma descrição, apresentação da sua história, a toponímia, lendas que lhe estejam associadas, população, e outras informações que julgue pertinentes (exemplo). Poderá enviar também fotografias originais da localidade. No mail que nos enviar, deverá identificar a localidade a que se refere, as eventuais fontes, e identificar-se a si próprio (nome ou pseudónimo). Poderá escrever também sobre localidades que não se encontrem referenciadas na listagem. Contribua e não deixe que a sua localidade fique de fora.
Mail para envio: knoow.net@gmail.com
96 Visualizações 1 Total
96 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter