Arapeí (São Paulo)

Arapeí é uma cidade e sede de município brasileiro localizada no estado de São Paulo no sul do Brasil, mais precisamente na…

Localidade de Arapeí (São Paulo)

Arapeí é uma cidade e sede de município brasileiro localizada no estado de São Paulo no sul do Brasil, mais precisamente na microrregião de Bananal, na belíssima região do Vale Histórico. De acordo com o Censo Demográfico IBGE, o município possuía em 2007 um total de 2.527 habitantes, distribuídos por uma área territorial de 153 km2.

História da cidade e do município

A origem de Arapeí remonta à época colonial das Capitanias Hereditárias e teve o seu apogeu durante o chamado ciclo cafeeiro no séc. XIX, quando era passagem dos tropeiros que ali pousavam para prosseguir a viagem.

A fundação do município ocorreu em 1993.

Economia do município

Localizada numa zona de montanha com inúmeras belezas paisagísticas, Arapeí apresenta um grande potencial turístico, sendo mesmo conhecida como o oásis verde. Como locais a visitar são de destacar o Balneário Monte Alegre, as Fazendas São Luiz, Loanda e Caxambú e a Serra da Glória, locais onde é possível apreciar as numerosas cachoeiras, cascatas, rios de montanha, grutas, piscinas naturais e florestas tropicais.

Em termos de actividades económicas, Arapeí tem sua economia baseada na agropecuária, no comércio e na produção de artesanato, sendo de referir os trabalhos em cerâmica e barbante.

Pontos de interesse turístico

Conhecida como “oásis verde” devido às suas inúmeras belezas naturais, o município de Arapeí tem diversos locais de grande interesse turístico. Alguns dos principais destaques:

  • Balneário Monte Alegre: Local onde pode ser efetuada uma bela caminhada ecológica, partindo da Fazenda Monte Alegre até à cachoeira e quiosque, passeando por entre floresta de pinho e rios pedregosos.
  • Fazenda São Luiz: Local com belas vistas panorâmicas, matas tropicais, cachoeira da gruta com 80 metros e a famosa Caverna da Alambary situada nas encostas da Serra da Boacína, com piscinas naturais.
  • Fazenda Loanda: Praias naturais, caminhada ecológica, velho alambique em funcionamento, retratando o passado e as famosas panelas de 70 a 400 litros cada, e mais três cachoeiras selvagens.
  • Fazenda Caxambú: Trilhas, cachoeiras, cascatas, piscinas naturais e a Pedra do Pão de Açucar de São Paulo, própria para alpinismo. E o antigo moinho de fubá em atividade e o circuito daságuas.
  • Serra da Glória: Exuberante vistas, cachoeiras, cascatas, barragens da Santa, Pedra do Seio, e a caminhada por entre montanhas pitorescas.

 

Fotos de Arapeí

Ainda não nos foram enviadas fotos de Arapeí. Se possui fotos de Abaiara (avenidas e praças, monumentos, paisagens, etc.) envie-nos para knoow.net@gmail.com para que possamos publicar. Apenas aceitamos fotografias originais e não fotografias de publicações ou de outros locais na Internet.

234 Visualizações 1 Total
234 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter