Arandu (São Paulo)

Localidade de Arandu (São Paulo)

Arandu é uma localidade e sede de município do Estado de São Paulo, no sul do Brasil. Em 2007, de acordo com o Censo Demográfico IBGE possuía 6.013 habitantes, distribuídos por uma área de 287 km2. O município é banhado pela represa da barragem de Jurumirim no rio Paranapanema o que lhe confere uma grande beleza natural.

Etimologia:

A palavra Arandu significa “barulho de papagaios“, ave muito comum na região.

História da Município:

A constituição de Arandu surgiu a partir de um antigo povoado situado no bairro do Barreiro no município de Avaré. Inicialmente era apenas um pequeno núcleo urbano rodeado de propriedades rurais, formado em torno de uma capela (denominada Capela do Barreiro) construída em terreno da fazenda Letreiro, doado, por sua vez, em 1898, para o patrimônio de Nossa Senhora da Boa Morte. Quando foi elevado a distrito do município de Avaré, em 30 de novembro de 1944, recebeu sua denominação atual, mas só em 28 de fevereiro de 1964 conquistou sua emancipação política.

Economia:

A economia do município, predominantemente rural, começou a se desenvolver com o cultivo do café, passando depois à produção de arroz, batatas, bananas. Atualmente desenvolve-se também as culturas de cana-de-açúcar e de laranja.

214 Visualizações 2 Total
214 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter