Araçariguama (São Paulo)

Araçariguama é uma cidade e município brasileiro que pertence ao Estado de São Paulo, mesorregião Macro Metropolitana Paulista e Microrregião Sorocaba.

Araçariguama – São Paulo /Brasil

Apresentação de Araçariguama

Araçariguama é uma cidade e município brasileiro que pertence ao Estado de São Paulo, mesorregião Macro Metropolitana Paulista e Microrregião Sorocaba. araSituada a 45Km da capital paulistana, possui limites com as cidades de Cabreúva, ao norte, São Roque ao sul, Santana do Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus ao este e Itu a oeste. De acordo com as estimativas do IBGE, o município possuía em 2015 uma população total de 20114 pessoas, distribuídas por uma área de 145,204 km2.

Toponímia

A etimologia da palavra Araçariguama deriva do indígena Araçarí-Guana, e significa bando de Araçaris, uma espécie de tucano miúdo.

História

Araçariguama tem os primeiros registos, em meados dos anos 1600, numa altura em que ainda não era reconhecida como cidade, mas apenas como uma vila, no qual os bandeirantes (indivíduos que exploravam o território brasileiro na época colonial) e fazendeiros de regiões próximas se estabeleceram para exploração de minas de ouro. Estes bandeirantes eram sobretudo portugueses, mandados como estratégia da Coroa Portuguesa para povoar aquela região, assim como para encontrar metais preciosos e capturar índios que seriam utilizados como escravos. Ali, também foi construída em 1648 uma capela chamada Nossa Senhora da Penha, também responsável pelo início do vilarejo de Araçariguama.

Esta pequena cidade já fez parte do município de Santana Da Parnaíba e São Roque, se desmembrando do último a 16 de abril de 1874. Porém, no ano de 1934, a cidade teve a sua mina de ouro fechada. Essa decisão, tomada pelo então presidente da República Brasileira Getúlio Vargas, por desvios de minérios, e teve o seu estatuto reduzido a uma zona da cidade de São Roque, só voltando a emancipar-se no ano de 1991. Não se tem informação se há ligação entre os dois acontecimentos.

Locais de interesse do Município

O turismo da cidade é baseado na sua história. O caminho que os bandeirantes fizeram em busca de terras desconhecidas hoje é conhecido como uma atividade turística chamada de “Roteiro dos Bandeirantes”, onde as pessoas podem conhecer de perto e pisar nos mesmos lugares onde estiverem grandes nomes da história do Brasil. Outro ponto turístico importante é o restaurante casarão 54, que outrora serviu de alojamento para os bandeirantes, época em que era conhecido como Fazenda Novo Horizonte, no qual foram preservadas as suas características principais. Elevada à condição de paróquia, a capela fundadora da cidade é possível ser visitada pelos historiadores e turistas. A mina de ouro descoberta pelos bandeirantes é outro dos pontos turísticos mais visitados na cidade, onde as pessoas podem encontrar 130 metros de galerias visitáveis, além de um museu. Uma referência ainda para a Capela Imaculada Conceição, Capela de São Jorge e Igreja Aparecidinha, todos eles edifícios de grande interesse arquitetónico, religioso e histórico.

Além de todas essas atrações voltadas para a história, a cidade dispõe de lazer e atividades no âmbito do ecoturismo, desporto e cultura. Tal como um extenso campo de golfe, que atrai turistas específicos para a prática do desporto, assim como, uma pista de motocross em formato circuito. Além do espaço verde, há cachoeiras e o morro do Mombaça, onde pode-se praticar voos duplos de parapente.

Hino de Araçariguama

Despontando no interior paulista

surge um nome que engrandece o Brasil

Araçariguana cresce a nossa vista

resplandece em meio a tantas outras mil

Esperança que renasce a cada dia

com os olhos num futuro promissor

pra tornar nossa cidade

fonte de felicidade

com trabalho, dedicação e amor

Araçariguama, nosso coração

sempre em nosso peito, é pura paixão

de gente honesta, de respeito e de valor

Araçariguama, é tão bela como a flor

Araçariguama, o portal do interior

Cidade Jovem com um futuro tão brilhante

com passado e historia e tradição

o teu verde é um verde cativante

o teu povo é de fé e união

Princesinha da castelo é nossa terra

cidade d’ouro nosso prazer de morar

povo alegre e ordeiro

tão feliz e hospitaleiro

Araçariguama sempre vou-te amar

Araçariguama, nosso coração

sempre em nosso peito, é pura paixão

de gente honesta, de respeito e de valor

Araçariguama, é tão bela como a flor

Araçariguama, o portal do interior

104 Visualizações 1 Total
104 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo