Águas De Santa Bárbara

Em meados de 1866, partiu de Minas Gerais uma comitiva liderada por José Marques do Valle em busca de novas terras

Águas De Santa Bárbaralogotipo_194

História

Em meados de 1866, partiu de Minas Gerais uma comitiva liderada por José Marques do Valle em busca de novas terras, ele levava consigo sua família e uma imagem de madeira de Santa Bárbara ( santa da qual eram devotos ) em direção a São Paulo. A meio do percurso cruzaram com outro grupo liderados pelos filhos dos capitães Pedro Dias batista e Francisco Dias batista, que também seguiam para São Paulo. Os grupos decidiram se unir e seguir para a mesma direção : as margens do Rio Pardo.

Após uma longa viagem, instalaram-se no município de São Domingos. Cidade esta que tinha sido criada pouco antes deles chegarem. As famílias adotaram um hábito de unirem-se e rezar para a Santa Bárbara, o que acabou por dar início a um povoado que eles deram o nome de Santa Bárbara do Rio Pardo. O povoado se constituiu através de várias doações de pedaços de terras por moradores do local, incluindo um capitão importante da região chamado Apaiahy. Em 1876, o povoado foi elevado a município, com o mesmo nome, sendo apenas alterado a denominação da cidade para Águas de Santa Bárbara em 1978.

Demografia

Com uma população estimada de 5.977 habitantes, Águas de Santa Bárbara possui uma área de unidade territorial de 404,463 km2 e densidade demográfica de 13,83 hab/km2. Localizada as margens do Rio Pardo, a cidade fica a uma distância da capital Paulistana de 276 km. Suas coordenadas geográficas são : latitude22º 52′ 52”; longitude 49º 14′ 21” ; altitude: 550m. Possui clima subtropical, sendo quem nasce em Águas de Santa Bárbara, Água-braquense.

Locais de interesse

Águas de Santa Bárbara é reconhecida como uma Estância Hidromineral, ou seja, trata-se de uma cidade que é caracterizada por suas águas serem reconhecidas com um nível de alcalinidade adequado para tratamentos. Dessa forma, a atração mais procurada da cidade é o Balneário Mizael Marques Sobrinho, no qual encontra-se águas medicinais para tratamentos dermatológicos e estéticos com banhos hidroterapicos. Além disso, o local ainda dispõe de piscinas ( interna com hidromassagem e externa ), banhos de imersão e ofurô, saunas secas e à vapor e ducha escocesa.

37 Visualizações 1 Total
37 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo