Água Branca (Alagoas)

A cidade de Água Branca está situada no nordeste brasileiro, mais precisamente na Micro-região do sertão de Alagoas.

Água Branca – Alagoas / Brasil

Apresentação2625cb98aa108129b39c1896eda9

A cidade de Água Branca está situada no nordeste brasileiro, mais precisamente na Micro-região do sertão de Alagoas.

Demografia

O município de Água Branca fica a uma distância da capital de 304 km e a sua área é de 454719 km2. Sua população segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estima-se em 20434 habitantes. Água Branca fica a uma altitude de 570m e o seu clima é semi-árido. Quem nasce na cidade é chamado de agua-branquense.

História

Na época do Brasil como colónia, os portugueses cediam aos agricultores terras para que pudessem plantar e cultivar. Esses agricultores eram chamados de sesmarios, e podiam arrendar terras para outras pessoas. A história de Água Branca começa quando os exploradores de povoações vizinhas arrendavam pedaços de terra aos sesmarios para explorar o local. O principal desbravador da cidade foi o capitão Faustino Vieira Sandes. Antes de tornar-se Água Branca, a cidade foi chamada de Mata Pequena , Matinha de Água Branca, sendo por fim denominada como Água Branca porque a região dispunha de um conjunto de fontes naturais e transparentes, que durante muito tempo abasteceu a cidade. Em 1770 foi construída a primeira igreja em plena mata e hoje chama-se igreja de nossa senhora do rosário. Água Branca possuía cerca de 55 engenhos de cana de açúcar, a qual fabricava para região rapadura, que na altura substituía o açúcar. As moagens da cana começavam em Outubro e terminavam a meados de  Fevereiro. Nesta altura, a cidade cheirava a mel. Logo a seguir a produção de rapadura, dava-se inicio ao plantio de feijão e milho que era a base da alimentação do sertanejo.

Economia

A cidade tem grande variedade de arte, realizada através de artesanato. Há diversas formas de artesanato, entre eles estão o artesanato em madeira, em telas, em tecido e em couro. Os trabalhos manuais feitos com materiais de fácil aquisição também são confeccionados, como o caso da porcelana fria, em que os artesãos usam maisena, vaselina, água e tinta de tingir tecidos. Há ainda o artesanato realizado através de produtos naturais, como as plantas da bananeira, o cipó (trata-se de uma planta da família das sarmentosas ou trepadeiras) e o barro.

Locais de interesse

O turismo da cidade gira em torno da sua história, o qual pode-se ver em igrejas, cesarios, as casas das pessoas que influenciaram a cidade, e praças. A cidade possui uma arquitetura com o estilo barroco e colonial. A cultura folclórica da cidade envolve um grupo de são Gonçalo, padre português que inseriu a música e a dança como forma de extrair qualquer perversão de costumes da sua gente. Sendo assim, uma forma de as pessoas interagirem e no final da dança, o padre então pregava sobre sua doutrina cristã.

Hino de Água Branca

Música e letra : Monsenhor Rosevaldo e Caldeira de Souza

Por entre serras altaneiras, Brilho da estrela a contilar

surge nas pragas sertanejas, que as nossas almas chama todos pra te olhar

somos teus filhos, te saudamos

com todo afeto e gratidão, Água Branca te amamos

neste hino de amor e de gratidão

Quantas riquezas deste solo, oh quanto orgulho tu nos dá,

vem nos dizer teu doce colo

és uma luz que a nos inunda e traz a paz

somos teus filhos te saudamos

com todo afeto e gratidão

Água branca, te amamos

neste hino de amor e de gratidão

tua centenária historia

a nós , nos lembra quem tu és, neste pendão cheio de glórias

tuas igrejas, teus sobrados, tua fé

somos teus filhos, te saudamos

com todo afeto e gratidão, Água branca te amamos

neste hino de amor e de gratidão

155 Visualizações 1 Total
155 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo