Acrelândia ( Acre )

Criada pelo governo do estado do Acre nos anos 70, a cidade de Acrelândia foi planeada para receber e assentar famílias sem terra vindas de várias regiões do Brasil.

acre

Apresentação

Criada pelo governo do estado do Acre nos anos 70, a cidade de Acrelândia foi planeada para receber e assentar famílias sem terra vindas de várias regiões do Brasil. O projeto que possibilitou o aparecimento da cidade foi o “Projeto de colonização redenção 1”. A Acrelândia foi uma cidade planeada com espaços organizados para residências, prédios públicos, comércio e lazer, tendo sido elevada oficialmente a município a 28 de abril de 1992.

Demografia

De acordo com o censo 2015 divulgado pelo IBGE ( Instituto brasileiro de geografia e estatística), a população da cidade está estimada em 13869 habitantes e os seus limites compreendem o estado do Amazonas ao norte, ao sul com Rondônia, a este com a Bolívia (país) e a oeste com o município de Senador Guiomard. Ocupa uma área de 1807,948 km2, e tem uma densidade demográfica de 6,94 habitantes por km2.

Economia

A cidade destaca-se por não ter a cultura do extrativismo (retirada de todo tipo de material da natureza para fins comerciais, pessoais ou industriais ) e ter presente uma produção diversificada de café, algodão, soja, arroz, milho, polpa de frutas em pequenas agro-industrias que fazem uma economia rural forte. Na cidade há um projeto de assentamento agroextrativista de porto dias (PAE), o qual consiste na última área de floresta bruta (conservação) localizada no município, que fica a 140km da capital do estado: Rio Branco. Nesse projeto, os moradores fizeram a exploração comunitária de madeira, com técnicas de manejo florestal.

Trecho do Hino de Acrelândia

“Tu és bela e mui gentil

quem conhece a tua história tem na alma esse chão

são guerreiros os teus filhos

já venceram os bilhões

tu és forte, rica em terra e em grãos

o teu povo se orgulha com a tua glória desse chão

o teu solo é mui fértil, é mui rica em plantação”

153 Visualizações 2 Total
153 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo