Acopiara (Ceará)

Localidade de Acopiara (Ceará)

Acopiara é uma cidade e sede de município brasileiro localizada no estado do Ceará na mesoregião dos Sertões Cearenses, no nordeste do Brasil. De acordo com o Censo Demográfico IBGE, o município possuía em 2010 um total de 51.171 habitantes, distribuídos por uma área de 2.265 km.

Toponímia

Acarape tem origem no tupi (um língua indígena do Brasil) “Aco”, que significa roça, cultivo, “pi”, de “pina” que significa limpar ou tratar e “ara” que significa aquele que cultiva a terra. Antes a denominação da localidade era Lages, tendo sido alterada posteriormente para Afonso Pena e, em 1943, para o actual no Acopiara.

História do Município

O povoamento do território que atualmente constitui o território do município iniciou-se no séc. XVIII após a pacificação dos índios Quixelô que habitavam a região, com a conseção de uma sesmaria em 4 de Julho de 1719 pelo Capitão-Mor Salvador Alves da Silva ao Alferes António Vieira Pita. Com a expansão das atividades pecuárias no estado do Ceará durante o séc. XVIII, vários fazendeiros vieram estabelecer-se na região e deram origem ao núcleo urbano, ao qual foi atrbuída a designação de “Os Lages”. Em 1910, com a expansão da Estrada de Ferro de Baturité até Crato, Acopiara (na altura Lages) conhece um grande impulso no seu desenvolvimento económico e social, superando as localidades vizinhas de Bom Sucesso e São José, que mais adiante vieram se chamar respectivamente Trussu e Quincoê. Em 1920, e face ao rápido desenvolvimento, Lages é desmembrado do município de Iguatu e elevado à categoria de município. Em 1933, em homenagem ao estadista brasileiro de origem mineira Afonso Pena, é alterada a denominação Lages para Afonso Pena. Dez anos mais tarde, em 30 de dezembro de 1943, o nome da localidade volta a ser alterado, desta vez para a sua denominação atual, Acopiara.

Economia

Tal como acontece na maioria dos municípios do estado do Ceará, a produção agrícola e pecuária constitui a principal fonte de rendimento de Acopiara, com destaque, para a produção aviária, bovinos, caprinos e ovinos. Até 1970, a produção de algodão era também uma importante fonte de rendimento do município mas, a seca e a inserção do bicudo contribuiu para uma significativa redução na sua produção. Na indústria destaca-se a produção de sabão, a refinação de óleo e a cerâmica de construção.

Pontos Turísticos

O principal atrativo turístico de Acarape é, sem dúvida, o Açude Hipólito, enorme represa construída com o objetivo de irrigar as terras agrícolas do município. Além deste, uma referência também para alguns edifícios e monumentos existentes na cidade tais como o Salão Paroquial Cel. Juvenal de Carvalho, a igreja Matriz dedicada a São João Batista e ainda o recentemente inaugurado Centro de Cultura e Arte.

Hino de Acopiara

Acopiara é uma terra hospitaleira.
Na sua história tem passado de heroísmo
Neste pedaço da Pátria Brasileira
Tem um povo de Cultura e Civismo.

Salve Acopiara,
O grande povo seu.
Esta jóia rara,
Criada por Deus!

Por algum tempo seu nome primitivo
Foi Vila Lajes naquele grande sertão
No princípio só morava o nativo
Que cultiva todo aquele rico chão

Acopiara é uma terra hospitaleira
Na sua história tem passado de heroísmo
Neste pedaço da Pátria Brasileira
Tem um povo de Cultura e Civismo.

Afonso Pena foi o seu nome segundo
Daquela vila que passava a cidade
E o seu povo que de outro é oriundo
Tem sua história e conta prosperidade.

Acopiara é uma terra hospitaleira
Na sua história tem passado de heroísmo
Neste pedaço da Pátria Brasileira
Tem um povo de Cultura e Civismo.

O Lavrador cedo apronta o seu roçado
Para plantar o algodão seu preferido
Quando chove ele já está preparado
E a grande safra é do produto escolhido.

Acopiara é uma terra hospitaleira
Na sua história tem passado de heroísmo
Neste pedaço da Pátria Brasileira
Tem um povo de Cultura e Civismo.

290 Visualizações 2 Total
290 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter