Acaraú (Ceará)

Apresentação da localidade brasileira de Acaraú (Estado do Ceará); toponímia; história; locais de interesse turístico; hino; fotos (…)

Localidade de Acaraú (Ceará)

Acaraú é uma cidade e sede de município brasileiro localizada junto à foz do rio com o mesmo nome, no estado do Ceará no nordeste do Brasil. De acordo com o Censo Demográfico IBGE, o município possuía em 2007 um total de 52.123 habitantes distribuídos por um território com 839,2 km2 de área. acarau1Actualmente, e desde 1995, o município está dividido em quatro distritos, nomeadamente: Acaraú, Aranaú, Juritianha e Lagoa do Carneiro.

Toponímia

A palavra Acaraú tem origem nas línguas indígenas, sendo formada por “Acará” que significa Garças e “Hu” que significa Água pelo que o significado textual de Acaraú seja “Rio das Garças”.

História da cidade e do município

Ocupando uma importante extensão do litoral Nordeste do Estado, crê-se que o território ocupado pelo município de Acaraú seja um dos mais antigos redutos dos tempos coloniais. De facto, o eu nome já surgia nos mapas seiscentistas, na altura com a denominação de Barra do Caracu, servindo então como ancoradouro nas referências costeiras. Foi em torno deste pequeno núcleo onde se transaccionavam produtos provenientes do velho mundo que começou a nascer o povoado que hoje constitui a cidade de Acaraú.

Foi ainda durante o período colonial, mais precisamente em 1799, que o povoado foi elevado à categoria de distrito, na altura pertencente à jurisdição de Sobral. Em 1838, após quase um século e meio nesta situação, o distrito foi suprimido voltando à sua situação anterior. Quatro anos depois, em 1842, deu-se em definitivo a restauração do distrito. A sua elevação à categoria de vila, com o distrito já desmembrado da jurisdição de Sobral, dá-se a 31 de Julho de 1849. O título de cidade, já com a denominação actual, é-lhe atribuído em 1882.

Hino de Acaraú

Letra: Manoel Nicodemos Araújo
Música: Maria Florentino Oliveira

Do Ceará nas extremas do norte,
Junto ao mar, onde um dia nasceu,
Acaraú evolui, sempre forte,
Neste solo que Deus escolheu.

Acaraú, terra bendita,
Campo de afã, berço gentil!
Acaraú, em ti palpita
O coração do meu Brasil!

Cobre as várzeas de toda a ribeira
A riqueza de seus carnaubais.
E verdeja na zona praieira
A imponência de seus coqueirais.

Entre o Mangue da cor da esperança.
Passa o rio que a cidade limita.
E, bem perto, entre as ondas se lança,
Num painel de beleza infinita.

Exaltando esta terra tão boa,
No murmulho tão velho e tão novo,
Alto hino o oceano lhe entoa,
Em dueto com seu nobre povo.

 

Fotos de Acaraú

Ainda não nos foram enviadas fotos de Acaraú. Se possui fotos de Acaraú (avenidas e praças, monumentos, paisagens, etc.) envie-nos para knoow.net@gmail.com para que possamos publicar. Apenas aceitamos fotografias originais e não fotografias de publicações ou de outros locais na Internet.

359 Visualizações 1 Total
359 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo