Acarape (Ceará)

Apresentação da localidade brasileira de Acarapé (Estado do Ceará); toponímia; história; pontos de interesse turístico; hino; fotos (…)

Localidade de Acarape (Ceará)

Acarape é uma cidade e sede de município brasileiro localizada no Maciço de Baturité, a Norte do Estado do Ceará e a cerca de 63 km da capital Fortaleza. De acordo com o Censo Demográfico IBGE, o município possuía em acarape12007 um total de 16.658 habitantes distribuídos por uma área de 154 km2.

Em termos político-administrativos, o município é constituído apenas pelo distrito sede.

Toponímia

Acarape tem origem no tupi (um língua indígena do Brasil) “De Acara pé”, que significa caminho dos acarás, canal do peixe ou caminho das garças.

História do Município

Anteriormente, o nome Acarape designava a sede do Município que além do actual município de Acarape, incluía também o actual município de Redenção. O então povoado que actualmente representa a cidade chamava-se Calaboca e surgiu a cerca de 3 km da sede do município na sequência do desenvolvimento do cultivo da cana do açúcar no séc. XVIII.

Com o pioneirismo do município de Acarape na libertação dos escravos negros no Ceará em 1883, foi-lhe dado por outorga honorária, no ano de 1889, o nome de Redenção.

A partir de 1879, com a construção de uma estação ferroviária na pequena povoação de Calaboca, esta foi crescendo e ganhando importância até que em 1926 consegue o estatuto de vila. Em simultâneo, e como forma de homenagear as origens a localidade passa a chamar-se Acarape. A sua elevação à categoria de Município por desmembramento do Município de Redenção acontece em 16 de Abril de 1987 pela da Lei nº 11.308.

Pontos Turísticos

O principal atrativo turístico de Acarape é, sem dúvida, o Açude Hipólito, enorme represa construída com o objetivo de irrigar as terras agrícolas do município. Além deste, uma referência também para alguns edifícios e monumentos existentes na cidade tais como o Salão Paroquial Cel. Juvenal de Carvalho, a igreja Matriz dedicada a São João Batista e ainda o recentemente inaugurado Centro de Cultura e Arte.

Hino de Acarape

Letra a música: Luiz Gonzaga Moura

Hoje somos livres
Uma conquista com labor
Quanta luta quanta raça.
Conseguimos o esplendor
Nossas terras são tão ricas
Nos dão frutos com amor. (bis)

Nossos campos de minérios
São tão ricos em a cal
Tão imenso tão viçoso.
O nosso canavial
Acarape simboliza
A nossa terra natal (bis)

Esse branco qual a bruma
Que nos enche de alegria
Verde cana tão sublime
Que o açúcar se extrai
Linda garça que voava
E brilhava a luz do dia. (bis)

As correntes do passado
Uma forte aliança
Do longínquo horizonte
Brotou uma esperança
Nos safamos, nos libertamos
Desta poderosa trança. (bis).

Quão garbosos e orgulhosos
Nossos filhos ficarão
Ao saberem que são livres
Bem mais fortes o serão
Tu és bela, oh! Minha terra
Acarape meu torrão. (bis).

Fotos de Acarape

Ainda não nos foram enviadas fotos de Acarape. Se possui fotos de Acarape (avenidas e praças, monumentos, paisagens, etc.) envie-nos para knoow.net@gmail.com para que possamos publicar. Apenas aceitamos fotografias originais e não fotografias de publicações ou de outros locais na Internet.

623 Visualizações 2 Total
623 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo