Acajutiba ( Bahia )

Situada no Leste da Bahia, está limitada com os municípios de Crisópolis (norte), Esplanada (sul), Rio Real (este) e Aporá e Esplanada (oeste).

Acajutiba – Bahia / Brasil

Apresentaçãoacaj

Situada no Leste da Bahia, está limitada com os municípios de Crisópolis (norte), Esplanada (sul), Rio Real (este) e Aporá e Esplanada (oeste). Trata-se de uma cidade típica do interior, na qual as pessoas que lá nasceram chamam-se Acajutibenses.

Toponímia

A etimologia da palavra Acajutiba vem do Tupi (indígena) aka’yú’tyba, e significa abundância de caju.

Demografia

Acajutiba tem uma população estimada, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística) de 14762 habitantes. A cidade tem uma área territorial de 180,154 km2, densidade demográfica de 81,34 habitantes por km2.

Economia

A economia de Acajutiba baseia-se no comércio por atacado e varejista, e com negócios com grandes cidades como Salvador .

História

A história de Acajutiba está muito ligada ao comércio, que cresceu aquando o surgimento dos primeiros trilhos da viação férrea federal leste brasileira. Acontecimento esse, que marcou uma época, pois além do evento em si ser importante, fomentou o comércio local. Ali, perto da estação surgiu uma feira, na qual os garimpeiros e viajantes paravam para negociar os seus produtos. Os garimpeiros trocavam ouro pelos produtos oferecidos, em geral, animais de carga, galinhas, porcos, carne, feijão, farinha de mandioca, sal, querosene, entre outros itens. Aos poucos o lugar começou a ser habitado e em 1912 já existiam algumas casas, vindo a tornar-se uma vila oficialmente a 14 de maio de 1918. Em alusão ao pé de caju no qual acontecia a feirinha, a vila ficou conhecida como Vila do Cajueiro. Na década de 30, foi inaugurada uma estação ferroviária, a qual marcou o centro da cidade como o ponto de encontro para transações da produção agropecuária de diversas cidades. Antes de tornar-se Acajutiba, a vila de cajueiro pertenceu ao município de Esplanada, só desvinculando-se do mesmo a 1 de junho de 1944. A cultura da cidade é forte e mostra-se principalmente na época de São João, onde há danças tradicionais, como a quadrilha e concertos com artistas locais.

Hino de Acajutiba

Não tens o ouro nem a prata lá das minas

Nem os heróis que combateram com louvor

Mas tens um povo que labora e te estima

Quero cantar Acajutiba

Pelos teus campos

Tuas praças e tuas tardes

Nossa expressão de amor sereno

Pelo que foi pelo que és

Pelo que dás

Deixa meu canto expressar toda esperança

De ver-te assente entre as grandes da nação

E meus esforços sirvam sempre de impulso

Pra eternizá-la em cada mente e coração

Entregarei os meus empenhos, se preciso.

Pra defender-te na alegria e na dor

Perenemente levarei comigo

teu jeito simples do meu amado interior.

114 Visualizações 1 Total
114 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo