Abaíra (Bahia)

Apresentação da localidade de Abaíra (Bahia)… Abaíra é uma cidade e sede de município brasileiro localizada em plena Chapada Diamantina no estado da (…)

Localidade de Abaíra (Bahia)

Abaíra é uma cidade e sede de município brasileiro localizada em plena Chapada Diamantina no estado da Bahia no nordeste do Brasil. De acordo com o Censo Demográfico IBGE, o município possuía em 2007 um total de 8.638 habitantes distribuídos por um território com cerca de 580 km2.

Em termos administrativos, o município é constituído por dois distritos, nomeadamente o distrito de Abaíra (sede) e o distrito de Catolés.

Toponímia

O topónimo Abaíra foi formado a partir de dois vocábulos do tupi-guarani designadamente “Aba” que significa abundância e “Ira” que significa mel.

História do Município

A origem da cidade e do município remonta ao final do séc. XIX quando um morador de uma localidade próxima chamado José Joaquim de Azevedo recebe de herança uma fazenda e aí se estabelece e funda uma pequena casa comercial com o objectivo de fornecer géneros alimentícios aos mineiros que se deslocavam entre o Bom Jesus do Rio de Contas e Mucugê. Junto a essa casa comercial, que começou a ser conhecida como Venda, e impulsionado pela doação de terras por José Joaquim de Azevedo e pela fundação de algumas infra-estruturas como a Igreja, nasce um pequeno povoado que herda o nome de Venda. Com o crescimento do povoado é-lhe dada a designação de Tabocas (devido à abundância de bandú na região) e, em 1911 é fundado o distrito de Tabocas que pertencia na altura ao município de Bom Jesus de Rio de Contas (actual Piatã). Em 1916 a designação do distrito é alterada para Abaíra, a sua designação actual, e em 1962 é desmembrado de Piatã passando a constituir um município autónomo.

Economia do município

Conhecida como a Capital da Cachaça, a economia do município centra-se, sobretudo, na produção de desta bebida e nas actividades conexas como sejam a produção de cana do açúcar a montante e o comércio da mesma a jusante. É também de referir a existência de algumas actividades agrícolas de subsistência e a produção pecuária em especial bovinos, muares e suínos.

Referências turísticas

Abaíra é conhecida sobretudo como a capital da cachaça. Contudo, o município tem muito mais para oferecer ao visitante: como todos os restantes município da Chapada Diamantina, oferece a quem a visita lugares de rara beleza e opções para se praticar ecoturismo e turismo de aventura. Entre as principais atracções turísticas, destaca-se uma espécie de Pelourinho perdido nas matas da Chapada no distrito de Catolés, fundado pelos bandeirantes em 1775 e construído em arquitectura colonial.

Em Abaíra também é possível subir ao Pico do Barbado com cerca de 2.300 metros de altura. As cachoeiras da Samambaia e Antônio João, o Casarão da Água Suja, o rio Subterrâneo, as pinturas rupestres e os casarios em estilo colonial são outros importantes pontos turísticos que merecem a pena ser visitados.

Fotos de Abaíra

Ainda não nos foram enviadas fotos de Abaíra. Se possui fotos de Abaíra (avenidas e praças, monumentos, paisagens, etc.) envie-nos para knoow.net@gmail.com para que possamos publicar. Apenas aceitamos fotografias originais e não fotografias de publicações ou de outros locais na Internet.

433 Visualizações 1 Total
433 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter