Abadia de Goiás (Goiás)

Localidade de Abadia de Goiás (Goiás)

Abadia de Goiás é uma cidade e sede de município brasileiro localizada no estado de Goiás no no Planalto Central Brasileiro. De acordo com o Censo Demográfico IBGE, o município possuía em 2010 um total de 6.868 habitantes.

Administrativamente o município é constituído apenas pelo distrito sede, Abadia de Goiás.

História do Município

O Município de Abadia de Goiás é ainda muito recente, tendo sido criado apenas em 27 de dezembro de 1995 por desmembramento de Aragoiânia, Trindade, Guapó e Goiânia.

Contudo, a história da povoação é bem mais antiga, remontando a meados do séc. XIX. Nessa altura, algumas famílias ganharam grandes terras do governo para a criação de gado e para o plantio de lavouras. À medida que novas pessoas chegavam à região, os proprietários dividiam suas terras em lotes. A autoridade da região era passada de pai para filho este administrava todos os bens deixados pelo pai. Mas foi apenas em 1956 que Paulino Inácio Rosa constrói a primeira casa do povoado. Mais tarde, o seu filho Inácio Rosa (conhecido como Badico), construiu o primeiro comércio e o primeiro loteamento. Nessa altura a designação dada ao povoado foi Abadia dos Dourados devido à proximidade do Ribeirão Dourados, mas a sugestão de Abadia de Goiás prevaleceu. Em julho de 1962, iniciou-se a construção de uma igreja para Nossa Senhora da Abadia e esta foi inaugurada em 15 de agosto de 1963 com a chegada da imagem da santa. Em janeiro de 1964, Badico construiu um clube na cidade e em dezembro de 1966 foi fundada a Irmandade do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus pelo padre de uma das igrejas de Goiânia.

455 Visualizações 1 Total
455 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter