Kobe

Kobe é uma das dez maiores cidades do Japão.

Kobe é a capital da prefeitura de Hyogo e uma das dez maiores cidades do Japão. Localizada a oeste de Osaka e com uma população a rondar os 1,5 milhões de pessoas é uma das cidades mais importantes do Japão principalmente devido às actividades portuárias. Durante o século XIX foi dos primeiros a abrir portas ao comércio com o estrangeiro juntamente com os portos de Yokohama, Nagasaki, Hakodate e Niigata.

Centro de comércio

Durante a maior parte da sua história a cidade nunca teve um controlo politico único mesmo durante o shogunato de Ieyasu Tokugawa. Kobe tal como se conhece foi fundada em 1889 e o nome deriva de “kanbe” uma expressão arcaica que designava os devotos do santuário Ikuta existente na região. A sua área geográfica levou ao desenvolvimento da economia portuária sendo a sua principal fonte de rendimento. Em 1995, Kobe foi atingida por um terramoto que matou mais de 5000 pessoas destruiu milhares de edifícios. A cidade foi reconstruída e hoje encontram-se poucos indícios desse desastre que não diminuiu a força da cidade e esta mantém-se como a quarta cidade portuária mais ativa do Japão.

kobe

O porto de Kobe.

Durante os períodos Nara e Heian era o local de onde saiam os navios embaixadores do império para a China. Foi durante pouco tempo a capital do Japão em 1180, quando o líder militar Taira no Kiyomori levou o seu neto e imperador Antoku para Fukuhara. O imperador voltou para Kyoto cinco meses depois e em 1184 a fortaleza dos Taira e o santuário de Ikuta tornaram-se os locais da batalha de Ichi-no-Tani durante a guerra Genpei que opôs o clã Minamoto ao clã Taira resultando na derrota deste último. Durante o período Kamakura, Kobe tornou-se um importante local de trocas comerciais com a China. Mais tarde já no período Edo, a cidade dividiu-se em três domínios jurídicos, com a zona este sobre domínio dos Amagasaki, a oeste sobre o domínio dos Akashi e o centro sobre o domínio directo dos Tokugawa. Só em 1871 é que se viria a estabelecer um sistema de prefeitura e a zona se unificou politicamente.

Durante a Segunda Grande Guerra Mundial, Kobe foi bombardeada a 18 de Abril de 1942, juntamente com outras cidades circundantes. Em Março de 1945 voltou a ser bombardeada com bombas incendiarias destruindo mais de 20% da região urbana da cidade. Este evento foi a inspiração para o filme da Studio Ghibli, Grave of the Fireflies, realizado por Isao Takahata.

O bife de Kobe é particularmente popular entre a gastronomia da região. A vista da cidade permite observar as montanhas de Rokko e Maya assim como toda a costa marítima. É também conhecida pelas termas de Arima Onsen. A cidade é associada a um ambiente cosmopolita e afecto à moda e alta-costura, o que deu origem à expressão japonesa “Se não podes ir a Paris, vai a Kobe”. Entre os eventos mais conhecidos estão o festival de moda Kobe Fashion Week e o festival de música jazz, Kobe Jazz Street. O primeiro campo de golfe do Japão foi construído em Kobe por Arthur Hesketh Groom em 1903. Entre os museus encontram-se o Museu da Cidade de Kobe e o Museu da Literatura.

A indústria em Kobe alberga inúmeras filiais como a ASICS, Kawasaki Heavy Industries a Kobe Steel e mais de 100 corporações internacionais como a Eli Lilly, Procter & Gamble, Boehringer Ingelheim e a Nestlé.

163 Visualizações 1 Total
163 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo