Albertville (França)

Apresentação da cidade de Albertville (França)

Albertville é uma pequena cidade francesa, sede da região administrativa da Sabóia, localizada na região do Ródano-Alpes, nas margens rio Arly, perto da sua confluência com o rio Isère. Em Janeiro de 2012 tinha uma população estimada de 19.740 habitantes.

Originalmente a cidade era chamada por Conflans, a cidade do alto. A sua localização estratégica no cruzamento de diversos vales alpinos, permitiu-lhe adquirir ao longo da história um importante papel económico e militar. Nela passava a via romana que ligava Roma a Lyon e a Viena e durante muito tempo eram feitas importantes feiras que aumentavam significativamente a população residente. No final do séc. XII, é criado em frente a Conflans, na margem oposta do Arly, um hospital para receber os peregrino e viajantes que atravessavam a região e aí se inicia a criação de um novo aglomerado populacional. Em 1836 o rei Carlos Alberto une os dois aglomerados e funda a cidade de Albertville. Em 1860, com a anexação da Sabóia para a França, a cidade é tranformada no seu centro administrativo.

A partir do séc. XIX e ao longo de todo o séc. XX, o progressivo desenvolvimento da indústria, do turismo e dos desportos de inverno mudaram radicalmente o destino da cidade. Na indústria destaca-se a produção de máquinas agrícolas e a produção hidro-eléctrica. No turismo, que representa cerca de metade da actividade económica da cidade, são as belas paisagens dominadas pelos Alpes, excelentes para caminhadas e passeios de bicicleta. Mas foram os Jogos Olímpicos de Inverno em 1992 que tornaram a cidade mundialmente conhecida. Desse evento ficou o Parque Olímpico actualmente convertido num importante centro de desporto e lazer.

178 Visualizações 2 Total
178 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo