Abadan (Irão)

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade de Abadan

Abadan (ou Abadão) é uma cidade portuária do Irão, localizada na província de Cuzistão, numa ilha do Chatt el-Arab, cerca de 50 km a norte do Golfo Pérsico. A principal atividade económica da cidade é a refinação de petróleo, possuindo também um complexo petroquímico onde são produzidos plásticos e detergentes. Antes da guerra entre o Irão e o Iraque nos anos de 1980, que levou ao seu quase abandono, a cidade era considerado o maior exportador de produtos petrolíferos do mundo.

Pensa-se que Abadan tenha surgido como cidade portuária durante o governo dos Abádidas, mas é apenas a partir do início do século XX, com a descoberta de grandes campos petrolíferos na região. Em 1912 é construída na localidade uma grande refinaria que foi considerada a maior do mundo durante várias décadas.

Em setembro de 1980, a cidade é invadida (mas não capturada) pelo exército iraquiano, evento que marcou o início da Guerra Irão-Iraque. Nos meses que se seguiram as infraesturas da cidade (incluindo a sua refinaria) são destruídas ou gravemente danificadas pelos bombardeamentos. Após a guerra a população retorna gradualmente à cidade e a refinaria é reconstruída voltando aos níveis de produção pré-guerra.

1315 Visualizações 2 Total
1315 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo