Aba (Nigéria)

Apresentação da cidade de Aba: Aba é uma cidade localizada no sul da Nigéria, no estado de Abia, junto ao rio homónimo – o rio Aba – e a cerca de 450 km a leste de Lagos…

Apresentação da cidade de Aba

Aba é uma cidade localizada no sul da Nigéria, no estado de Abia, junto ao rio homónimo – o rio Aba – e a cerca de 450 km a leste de Lagos, a capital do país. É formada por um conjunto de Aba, Nigériaaglomerados que se fundiram numa única cidade sobretudo por conveniência de gestão administrativa. Caracteriza-se por ser um importante centro comercial e industrial que nos últimos anos tem vindo a conhecer um grande desenvolvimento, calculando-se que a sua população tenha já ultrapassado 1 milhão de habitantes.

Dos principais produtos produzidos na cidade e na sua região destacam-se o cimento, os têxteis, o calçado, a agro-indústria (com destaque para o óleo de palma), a química e diversos produtos de artesanato. Em redor de Aba localizam-se diversos poços de petróleo e de gás natural.

No auge da guerra civil da Nigéria após a independência do país na década de 1960, formou-se um pequeno estado secessionista – o Biafra – do qual Aba foi capital. Contudo, Aba foi uma das cidades mais massacradas durante a guerra civil, levando a que a capital do efémero Estado fosse transferida para Enugu.

960 Visualizações 1 Total
960 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.