Yokocho

A expressão japonesa “yokocho” é utilizada para descrever as ruas e passagens adjacentes às ruas principais.

A expressão japonesa “yokocho” é utilizada para descrever as ruas e passagens adjacentes às ruas principais. No entanto também é usado quando alguém se refere aos pequenos bares estabelecidos em sequência ao longo dessas mesmas passagens. Estes locais são comuns um pouco por todo o território nipónico e especialmente nas grandes cidades como Tóquio ou Osaka. Alguns dos mais populares como o Omoide Yokocho em Shinjuku ou o Harmonica Yokochi em Kichijoji são autênticos lugares históricos que começaram como pequenas zonas de comércio durante a restauração pós a Segunda Grande Guerra Mundial.

O ambiente típico dos yokocho.

Estes locais são muito frequentados por homens que procuram relaxar um pouco após um dia de trabalho, e é comum ver pequenos grupos de amigos enquanto comem e conversam entre si. A atmosfera acolhedora e disposição dos próprios donos e empregados dos bares e restaurantes são parte do encanto destes locais que demonstram bem o típico inicio das noites nas metrópoles japonesas e especialmente atraente para os turistas mais aventureiros.

Actualmente os yokocho têm uma afluência muito grande e consequentemente é possível ver todo o tipo de pessoas e não apenas os típicos trabalhadores de empresas, no Japão apelidados de “salaryman”. O facto de tantos jovens frequentarem estes locais deve-se também aos preços mais acessíveis das bebidas e refeições.

Um dos exemplos mais concretos desta adesão por parte das novas gerações foi a criação do Ebisu Yokocho. Este local foi construído propositadamente para servir de yokocho com espaço para dezenas de bares e restaurantes num espaço onde anteriormente funcionava o mercado publico de Ebisu, em Tóquio. Todos os interiores e espaços foram desenhados e pensados para criar um ambiente típico de um yokocho. Da mesma forma em 2009 foram criados os Shinagawa Gyokai e o Shibuya Niku Yokocho, dedicados exclusivamente a servir refeições de peixe e de carne respectivamente. Assim os yokocho começam a evoluir seguindo tendências e linhas modernas a pensar nas novas gerações de consumidores e empreendedores.

138 Visualizações 1 Total
138 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.