Cáucaso

O Cáucaso é um dos pontos geográficos que estabelece a fronteira entre a Europa e a Ásia.

Definição do Conceito de Cáucaso:

O Cáucaso é uma região geográfica situada no extremo oriental da Europa, e no extremo ocidental da Ásia, é uma das linhas divisórias entre os dois Continentes. É uma faixa de terra que liga a região que corresponde actualmente à Federação Russa e a Península da Anatólia, é banhado a ocidente pelo Mar Negro e a oriente pelo Mar Cáspio.

Cáucaso

Cáucaso

Em termos orográficos, o Cáucaso, é composto por uma cordilheira montanhosa central, e regiões planos que se estendem desde as montanhas. Azerbaijão, Arménia e Geórgia, são países cuja totalidade do seu território situa-se neste espaço geográfico, a norte parte do Cáucaso é ocupado pela Federação Russa. Esta região encontra-se dividida em duas partes, Ciscaucásia a norte e Transcaucásia a sul, pelo enquadramento entre dois Continentes, os países cujos territórios situam-se neste espaço são considerados transcontinentais.

Desde o início da evolução humana, quer em termos migratórios, quer em termos de desenvolvimento económico, que o Cáucaso tornou-se um ponto essencial para a circulação de bens e pessoas. A sua localização geográfica privilegiada, entre dois Continentes facilita a circulação terrestre, assim como os dois mares que banham a sua costa facilitam a circulação marítima e tornaram-se catalisadores da actividade económica.

Os gregos foram a primeira ‘grande civilização’, a tirar verdadeiramente partido desta região, estabelecendo colónias nas regiões costeiras do Mar Negro no último milénio antes do nascimento de Cristo. A partir da ocupação grega, o Cáucaso tornou-se um ponto de referência na política e estratégia militar de várias potências, diversos impérios persas como os Aqueménidas ou Partas ocuparam este espaço, bem como a expansão do Império Romano levou-os até este espaço.

A História de ocupação humana do Cáucaso esteve intrinsecamente ligada, às transformações politicas tanto na Europa como no Médio Oriente e Rússia a norte. Em grande parte da Época Medieval estava região, foi influenciada pelo Império Bizantino, civilização árabe e um dos diversos territórios anexados pelo Império Mongol. A conquista de Constantinopla por parte do Império Otomano em 1453 isolou a região do restante mundo cristão ocidental, sendo logo em seguida anexada por esta entidade imperial. Embora ao longo da Época Moderna a Rússia tenha lentamente reclamado, espaços territoriais nesta região, seria apenas nos finais do século XVIII e século XIX que o Império Russo se iria estabelecer na região, iniciando um processo de aculturação russa no Cáucaso, tanto na população cristã como na muçulmana.

A partir do século XIX a História do Cáucaso está ligada à da Rússia, após a revolução comunista de 1917, são criadas as Repúblicas Soviéticas da Arménia, Azerbaijão e Geórgia. Durante a Segunda Guerra Mundial foi um dos principais teatros de operações da frente de leste do conflito, um dos objectivos da invasão nazi do espaço russo foi a captura dos ricos poços de petróleo de Baku no Azerbaijão, essenciais para a manutenção da máquina de guerra nazi.

Finda a Segunda Guerra Mundial e vitória aliada, as três Repúblicas continuaram na esfera de influência da União Soviética.

Em 1991 Arménia, Geórgia e Azerbaijão tornam-se independentes da Federação Russa, mas esta independência trouxe um conjunto de conflitos, internos no caso georgiano, e externos entre a Arménia e o Azerbaijão. Os territórios russos na região como a Chechénia reclamavam soberania e autodeterminação e revoltaram-se contra a Rússia.

O Cáucaso é uma das regiões estratégicas a nível global, daí a disputa pelo controlo do território e riquezas durante a História. Actualmente o Azerbaijão graças a recursos naturais como o petróleo e o gás natural, desenvolveu-se exponencialmente, por falta dos meus recursos na Arménia e Geórgia, o desenvolvimento destes espaços, tem sido mais contido. Resta saber se num futuro próximo, e tendo em linha de conta as tensões diplomáticas com a Rússia, se a Arménia e a Geórgia irão integrar o projecto europeu.

96 Visualizações 2 Total
96 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo