Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Anatólia

A Anatólia encontra-se numa posição geográfica privilegiada, entre a Europa, Ásia e África, o que provocou uma forte disputa por diversas entidades pelo seu controlo, Actualmente corresponde à parte asiática da Turquia.

Anatólia

Anatólia

A Anatólia que geograficamente corresponde a uma península, também é conhecida como Ásia Menor ou Próximo Oriente, é e sempre foi historicamente o principal elo de ligação entre a Europa e o Oriente, local essencial para as deslocações mercantis denominadas de Rota da Seda entre a Europa e a China durante vários séculos.

Em termos marítimos é banhada a sul pelo Mar Mediterrâneo, a Norte pelo Mar Negro, a oeste pelo Mar Egeu e a nordeste pelo Mar de Mármara. Através do estreito do Bósforo é feita a ligação entre o Mar Negro e de Mármara, e a separação entre o continente europeu e asiático, através do estreito de Dardanelos é feita a ligação entre o Mar Egeu com o de Mármara. Em termos terrestres as fronteiras actuais da Anatólia correspondem às fronteiras da Turquia com o Irão, Iraque, Síria, Azerbaijão, Arménia e Geórgia.

Actualmente o Bósforo e Dardanelos separam a parte europeia da Turquia da asiática, a maior extensão terrestre territorial turca encontra-se na Anatólia, a sua maior cidade Istambul, é a única cidade do mundo dividida entre dois continentes, Ásia e Europa.

As regiões costeiras da Península, tanto a norte como a sul são densamente povoadas e com terrenos férteis para a exploração agrícola e pulverização de zonas florestais. As regiões, central e oriental da Anatólia são áridas e com diversas cordilheiras montanhosas que em tempos dificultavam a circulação para as zonas costeiras.

Desde a pré-história que esta região é povoada por seres humanos, embora sempre habitada não foi formada nenhuma grande civilização pelos nativos desta zona. Com a chegada dos Hititas à Anatólia, provenientes da Ásia Central no segundo milénio antes do nascimento de Cristo é baseada a primeira grande civilização na península, rivalizando com o Egipto antigo. Este Império estendia-se até a Síria e a Mesopotâmia. A decadência dos Hititas após vários séculos de governação levou á fixação de outro povo na região, os Frígios.

A expansão do Império Assírio levou à conquista de boa parte da Anatólia, a sua desfragmentação, resultou no fortalecimento e expansão do Reino Ocidental da península – Reino da Lídia. No decorrer do milénio anterior á nossa Era as zonas costeiras da Ásia Menor passaram a ser colonizadas pelos gregos. Tanto o Reino da Lídia como as colónias gregas são anexadas pela expansão persa e posteriormente com a conquista do Império Aqueménida por Alexandre, O Grande passam a fazer parte do Império helénico.

Com a morte de Alexandre, o seu Império é dividido pelos seus generais. A Anatólia fica inserida no Império Selêucida, a maior unidade territorial a resultar da desfragmentação dos territórios alexandrinos. Como a História elucida inúmeras vezes, os grandes Impérios acabam por sucumbir, e o Selêucida não foi excepção, da sua fragmentação resultaram vários reinos na Península, que mais tarde haviam de ser conquistados por outra grande potência, o Império Romano.

A separação do Império Romano levou a que a parte oriental controlasse os territórios asiáticos como a Ásia Menor, mais tarde transformado em Império Bizantino.

A partir do século XI d. C. as tribos turcas começaram a migrar e a estabelecer-se na Anatólia, conquistando territórios aos bizantinos, os primeiro foram os Seljúcidas. O século XIII marcou o início da expansão de outra tribo turca, os Otomanos que originaram um poderoso Império que estendia-se do Leste da Europa, ao Médio Oriente e Norte de África.

Em 1923 é criada a República da Turquia, com a derrota e desmantelamento do Império Otomano finda a Primeira Guerra Mundial.

Actualmente a Anatólia mantém-se sobre a soberania turca, mas a importância estratégia desta região é demonstrativa pela multiplicidade de civilizações que ocuparam a região que faz a ponte entre a Europa e Ásia. O poder económico da Turquia assenta muito na base rotativa e logística que a região oferece entre os Continentes Europeu, Asiático e Africano. A sua posição estratégica também potenciou a adesão turca à NATO, tornando o país um poderoso e importante aliado do Ocidente.

286 Visualizações 2 Total
286 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo