Região de Turismo de Lisboa

Esta é a região de turismo portuguesa mais pequena a nível de território, no entanto não o é a nível de oferta Turística. É nesta Região que fica localizada a Capital de Portugal, Lisboa, assim como a Vila histórica de Sintra e o seu Palácio da Pena que encanta um pouco por todo o mundo, quer pela sua construção e estilo arquitectónico quer pelo misticismo que lhe está adjacente.

A Região de Turismo de Lisboa é demarcada a Norte pela Região de Turismo do Centro, a Sul e a Este pela Entidade Regional de Turismo do Ribatejo e Alentejo e a oeste pelo Oceano Atlântico.

Anteriormente esta região era maior em termos de dimensão visto deter até 2013 todo o Ribatejo e era denominada de Região de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, situação que se transformou nesse ano após a reestruturação das mesmas.

Como acima referido a região de Turismo de Lisboa têm para oferecer ao seu visitante uma enorme oferta, desde histórica, cultural, arquitectónica e natural, pois fazem parte desta região a histórica capital portuguesa e a vila de Sintra, Cascais e Mafra, assim como um património construído enorme com destaque para o tão conhecidoLisboa Palácio da Pena  em Sintra, Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Museu dos Coches, Aqueduto das Águas Livres, o Museu da Marinha, o Oceanário (distinguido com vários prémios) de Lisboa, o Palácio Convento de Mafra, entre tantos outros. Local onde o Tejo desagua, esta região tem também a nível de oferta natural o Estuário do Tejo.

Mas, o destaque desta região vai mesmo para a cidade das sete colinas (Lisboa), que atrai cada vez mais visitantes e é galardoada cada vez com mais prémios. Destaca-se na capital também os seus bairros típicos como Alfama, Bairro Alto, Alcântara, o Rossio e a Baixa Pombalina repleta de lojas nacionais e internacionais, assim como a maior praça europeia em espaço aberto, a Praça do Comércio. A nível imaterial não podemos deixar de referir o Fado (Património Imaterial da Humanidade).

Desta região além dos concelhos do distrito de Lisboa, fazem ainda parte os concelhos a Norte do Distrito de Setúbal também com uma enorme oferta quer material quer imaterial, sendo de destacar o Estuário do Sado e o Parque Natural da Arrábida, a Cidade de Setúbal, e as áreas vinhateiras de Palmela, a vila de Sesimbra, entre tantas outras ofertas turísticas.

Relativamente à sede desta região de turismo localiza-se na cidade de Lisboa.

592 Visualizações 2 Total
592 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.