Museu Nacional dos Coches

Apresentação do Museu Nacional dos Coches, localizado em Belém

O Museu Nacional dos Coches é um museu que tem a mais importante coleção de coches e de carruagens reais do século XVI ao século XIX de todo o mundo. O Museu Nacional dos Coches foi inaugurado no ano de 1905 e localiza-se na cidade de Lisboa, mais precisamente na zona de Belém.

 

O Museu Nacional dos Coches é um museu nacional português que existe desde o ano de 1905, ano em que foi feita a inauguração do museu. Nessa altura o museu estava localizado no Picadeiro do Palácio Real de Belém, na cidade de Lisboa e nos dias de hoje é constituído por dois edifícios: o antigo Picadeiro do Palácio Real de Belém, que se localiza na Praça Afonso de Albuquerque e o novo edifício do museu, que se localiza em frente ao antigo, na Avenida da Índia e que foi inaugurado no ano de 2015. O Museu Nacional dos Coches é um museu de grande importância para o país e para o mundo a nível não só cultural como histórico e artístico uma vez que possui a mais importante coleção a nível mundial, de coches e de carruagens reais que funcionavam entre o século XVI e o século XIX. O museu foi criado e inaugurado no ano de 1905 e nos dias de hoje está sob a direção de Silvana Bessone. O arquivo do museu reúne uma coleção única em todo o mundo com cerca de nove mil objetos em que predominam essencialmente as viaturas de gala reais e viaturas de aparato, usadas para grandes celebrações e importantes ocasiões. Algumas viaturas de viagem e de passeio também figuram no museu e alguns acessórios de cavalaria dos mesmos séculos, século XVI e século XIX.

O novo edifício do museu, na Avenida da Índia, é um projeto de autoria do artista Paulo Mendes da Rocha, um arquiteto e urbanista brasileiro que pertence à geração de arquitetos modernistas liderada por João Batista Vilanova Artigas. O arquiteto venceu o Prémio Pritzker no ano de 2016 e fez o projeto do Museu Nacional dos Coches em conjunto com o atelier Ricardo Bak Gordon e o Engenheiro Rui Furtado. A obra nasceu por vontade de D. Amélia de Orléans e Bragança, mulher do Rei D. Carlos I, que pretendia reunir, salvaguardar e apresentar ao público em geral um importante arquivo de viaturas reais pertencentes à Casa Real. O picadeiro real foi o local escolhido para se instalar o Museu Nacional dos Coches sendo que o espaço foi adaptado para a nova finalidade, uma obra a cargo pelo arquiteto Rosendo Carvalheira que contou com a ajuda e colaboração das obras dos pintores José Malhoa e de Conceição Silva. Após a implantação da República Portuguesa, no dia cinco do mês de outubro do ano de 1910 a coleção do Museu Nacional dos Coches aumentou de volume com a vinda para Portugal de um conjunto de coches e berlindas da extinta Casa Real e também através da aquisição de viaturas provenientes dos bens da igreja. No ano de 1944 o Museu Nacional dos Coches inaugurou um novo salão projetado pelo arquiteto Raul Lino. A inauguração foi feita pelo então presidente da República Marechal Carmona. Ao longo dos tempos criaram-se mais recursos para o museu, entre eles o Serviço Educativo, a Sala de Exposições Temporárias do Museu Nacional dos Coches, a Biblioteca e ainda uma Loja. No ano de 1983, o então Instituto Português do Património Cultural e a Fundação da Casa de Bragança estabeleceram um acordo que concedeu ao Museu um anexo integrado no Paço Ducal de Vila Viçosa para a exposição das viaturas guardadas nos Palácios da Ajuda e das Necessidades. No ano de 2015 a maior parte da coleção do museu foi transferida para o novo edifício que foi uma obra construída de raiz. Em memória ao primeiro museu permanece no espaço do Antigo Picadeiro uma zona de exposição visitável com coches e berlindas, a galeria de pintura da família real e alguns acessórios de cavalaria. O projeto do novo edifício foi lançado no ano de 2008, concluído e inaugurado em 2015. No novo edifício do museu foram concebidos espaços destinados a Exposições, uma Oficina de Conservação e Reservas, uma Biblioteca, uma área para o Serviço Educativo, um Auditório, uma Loja, uma zona de Restauração e ainda a Praça do Museu.

74 Visualizações 1 Total
74 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo