Museu dos Transportes e Comunicações

Apresentação do Museu dos Transportes e Comunicações situado na Alfândega Nova da cidade do Porto

O Museu dos Transportes e Comunicações é um museu que se localiza no edifício da Alfândega Nova, numa das margens do rio Douro, na cidade do Porto, em Portugal, e que é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade do Norte do país.

Museu dos Transportes e Comunicações

 

O Museu dos Transportes e Comunicações é um museu que, como o nome indica, tem como principal temática os transportes e as comunicações. Este museu localiza-se na freguesia de Miragaia, na cidade do Porto, no Norte de Portugal continental. O Museu dos Transportes e Comunicações está inserido no edifício da Alfândega Nova, que por sua vez se localiza na margem direita do rio Douro e que teve como arquiteto responsável pelo projeto o francês Jean – François Colson e cuja construção implicou a construção de uma plataforma do cais onde assenta o edifício e que substitui a antiga praia de Miragaia. O Museu dos Transportes e Comunicações tem como objetivo mostrar a história dos transportes e meios de comunicação social e conta com a presença de exposições permanentes tais como «O Automóvel no Espaço e no Tempo» onde é possível ver, entre outras coisas, o primeiro automóvel a circular em Portugal no ano de 1895. Até ao mês de fevereiro do ano de 2017 esteve ainda presente no museu a exposição «Comunicar» que pretendeu dar a entender a importância de todos os meios de comunicação e a exposição «Motor da República: os carros dos Presidentes», uma coleção bastante rica de objetos e de carros usados pelos Presidentes da República Portuguesa que pertencem, por sua vez, ao Museu da Presidência, situado no Palácio de Belém na cidade de Lisboa, em Portugal. O museu tem ainda a exposição «Metamorfose de um Lugar» que explora as origens da Alfândega Nova do Porto e que pretende mostrar ao público a evolução dos serviços albergados pela Alfândega até aos dias de hoje.

Exposição permanente do museu: «Comunicar»

Exposição permanente do museu: «Comunicar»

 

Exposição permanente no museu: «O motor da República: Os carros dos Presidentes»

Exposição permanente do museu: «O motor da República: Os carros dos Presidentes»

 

Exposição permanente do museu: «Metmorfose de um lugar»

Exposição permanente do museu: «Metmorfose de um lugar»

 

«Painel "Ribeira Negra"» presente de forma permanente no museu

«Painel “Ribeira Negra”» presente de forma permanente no museu (40 metros de comprimento ; Júlio Resende) 

Missão do Museu dos Transportes e Comunicações

O Museu dos Transportes e Comunicações está integrado na zona histórica da cidade do Porto que é reconhecida pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade e ocupa um dos monumentos e edifícios mais históricos da cidade e que é uma referência arquitetónica do século XIX. Fica perto da zona da Ribeira do Porto e das centenárias pontes Luís I e D. Maria. O Museu tem como missão a divulgação de toda a história dos transportes existentes nas diferentes épocas assim como os diferentes meios de comunicação desenvolvidos pelo Homem até aos dias de hoje e que facilitam a nossa vida. Outra das missões do Museu é ainda fomentar e estimular a valorização do património que a ele está associado assim como a toda a área dos transportes e das comunicações. Cabe ao Museu também compreender e intervir de forma cívica na sociedade atual, acompanhar a questão da globalização e da evolução das tecnologias e da ciência e aliar os novos desafios à área dos Transportes e das Comunicações. O caracter evolutivo da sociedade e a sua relação com os meios de transporte e com os meios de comunicação é também objeto de estudo por parte da equipa do Museu dos Transportes e Comunicações assim como a tarefa de conceber uma nova dimensão aos conceitos de espaço e de tempo no que toca a esta matéria.

O Museu dos Transportes e Comunicações integra e participa em diversas redes de museus a nível nacional (Portugal) tais como: MC2P – Associação de Museus e Centros de Ciência de Portugal (formada no ano de 2004), a Rede Portuguesa de Museus (RPM) que é um sistema organizado de museus baseado na adesão voluntária e que visa a descentralização, a mediação, a cooperação e a qualificação entre museus a nível de Portugal. Pertence ainda ao BAD – Bibliotecas, Arquivos e Documentação e internacionalmente ao IATM – International Association of Transport and Communications Museums e ao IACM – International Asociation of Customs Museums.

127 Visualizações 1 Total
127 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo