Mosteiro de Santo Tirso

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O Mosteiro de Santo Tirso, também conhecido por Mosteiro de São Bento, é um mosteiro que se localiza na freguesia e concelho de Santo Tirso, no distrito do Porto. O mosteiro foi da Ordem Beneditina e é Monumento Nacional desde 1982. 

Mosteiro de Santo Tirso

História do Mosteiro de Santo Tirso

O mosteiro, localizado na margem esquerda do rio Ave, na zona baixa da cidade, foi fundado em 978 por D. Unisco Godiniz e pelo seu marido Abunazar Lovesendes, primeiro senhor da Maia, como é possível comprovar num documento publicado por D. António Caetano de Sousa. O couto do mosteiro foi instituído e doado em 1097 a Soeiro Mendes da Maia pelos condes D. Henrique e D. Teresa. Soeiro Mendes da Maia doou-o no ano seguinte a D. Gaudemiro, que o tornou num dos mosteiros mais poderosos do país. Durante este período o Mosteiro de Santo Tirso obteve bulas de proteção dos papas Inocêncio III e Honório III. O local recebeu a visita de D. João I em 1385 e em 1409. 

A igreja monástica foi edificada por benemerência de Martim Gil, conde de Barcelos, da qual restam apenas alguns vestígios arqueológicos. A atual igreja foi construída entre 1659-1679. Possui uma planta de cruz latina e é de uma só nave. Da construção fazem parte duas torres sineiras muito recuadas. A fachada tem três nichos com as esculturas de Santo Tirso ao centro, ladeadas por S. Bento e Santa Escolástica. No tímpano está inscrita a data 1679 (que representa o termo da construção da igreja). Nas paredes laterais e interiores estão capelas profundas que, juntamente com a capela principal, oferecem uma configuração em cruz.  

Até ao século XIX foram pertença do mosteiro as terras do couto. Em 1834 as terras foram expropriadas dos bens das ordens religiosas. Após a secularização o mosteiro ficou dividido: uma parte ficou para um particular, outra para repartições públicas e outra para a residência paroquial. 

14 Visualizações 1 Total
14 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.