Igreja Matriz de Alvito

Igreja Matriz de Alvito: A Igreja Matriz de Alvito ou Igreja de Nossa Senhora da Assunção (consagrada a Nossa Senhora da Assunção), encontra-se na…

Apresentação da Igreja Matriz de Alvito

igreja-matriz-de-alvito

A Igreja Matriz de Alvito ou Igreja de Nossa Senhora da Assunção (consagrada a Nossa Senhora da Assunção), encontra-se na Vila de Alvito e é uma construção oponente representando vários estilos arquitectónicos.

Esta Igreja construída no século XIII, e doada ao Convento da Santíssima Trindade de Santarém, sofreu alterações no século XV que a tornaram no que é hoje.

Construída sobre uma planta em forma de cruz latina a Igreja de Nossa Senhora da Assunção apresenta três naves de diversas alturas com quatro tramos de abóbada e coro alto.

No que concerne aos seus estilos arquitectónicos a mesma apresenta estilos góticos, manuelinos, renascentistas, maneiristas e barrocos ao longo de todo o seu interior e exterior.

Relativamente ao exterior o mesmo é marcado por diversos volumes, são notórios os contrafortes com gárgulas e a torre sineira com pináculos e coberta por coruchéu.

Já o seu interior, o mesmo é dividido em diversas capelas, sendo que as capelas colaterais têm os túmulos dos Senhores de Alvito, as paredes laterais são decoradas com retábulos de talha dourada estilo barroco com a representação de vários santos, e a Capela-mor possui na sua abóbada pinturas com ornamentos seiscentistas.

Destaca-se ainda no seu interior, o qual é quase completamente revestido a azulejaria do século XVII, o seu altar mor com frescos representando a Pièta rodeada por anjos e por S. João e as Santas Mulheres.

Este edifício tão característico e grandioso da vila alentejana de Alvito é Classificado como Monumento Nacional desde 1939.

305 Visualizações 1 Total
305 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.