Igreja da Misericórdia de Odemira

Localizada na vila de Odemira, sede de concelho com o mesmo nome e integrado no distrito de Beja, a Igreja da Misericórdia é uma construção de finais do século XVI, sendo fundada a sua irmandade em 1569 (actual União das Misericórdias Portuguesas desde o ano de 2003).

O estilo arquitectónico presente nesta construção é o estilo maneirista erudito, em que é visível uma planta rectangular longitudinalmente , sendo que do lado direito do corpo principal do templo foi erguida a sacristia assim como outras dependências cujo principal objectivo era o de servir de salas de arrumação (hoje em dia é uma garagem).

No seu interior destaca-se ainda uma curiosa ligação entre a planta rectangular e o estilo oval, um estilo incomum neste tipo de construções, apresentado uma unificação de espaço harmonizado muito ao estilo da nave da sua capela mor. Relevo ainda para a sua pintura mural e pintura a fresco, pouco comum nesta região do Alentejo, onde é visível a presença da representação de vários santos ainda em fase de estudo.

Relativamente ao exterior da Igreja da Misericórdia de Odemira o destaque vai para a sua fachada onde é visível um interessante portal de estilo maneirista, de construção rectangular a nível de longitude. Este portal é ainda constituído por três pilastras (uma do lado direito, uma ao centro e outra do lado esquerdo), possuindo a sua fachada no alto um nicho com vulutas, onde se encontrava anteriormente uma imagem de Nossa Senhora da MisericIgreja da Misericordia de Odemiraórdia em pedra e que foi retirada no ano de 1991 para ser colocada na Santa Casa da Misericórdia de Odemira.

No entanto, na segunda metade do século XX este templo cristão acabou por ser profanado, levando a diversas alterações na sua estrutura, e perdendo grande parte da sua decoração interior, apesar de manter o seu estilo original, o estilo maneirista.

Actualmente a construção serve de sede partidária.

Este edifício está classificado como Monumento de Interesse Público desde o ano de 2011.

 

720 Visualizações 2 Total
720 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.