Forte de São Pedro do Estoril

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O Forte de São Pedro do Estoril localiza-se na praia da Poça, na freguesia de São João do Estoril, no concelho de Cascais, distrito de Lisboa. Integrando a linha de fortificações erguida entre 1642 e 1648, este forte também é conhecido por Forte da Poça.

800px-Forte_s_pedro_estoril_1

História do Forte de São Pedro de Estoril

Entre 1642 e 1648 foi erguida uma linha de fortificações que se estendia entre São Julião da Barra e o Cabo da Roca por determinação de D. António Luís de Meneses, governador da Praça-forte de Cascais.

A construção do Forte de São Pedro do Estoril iniciou-se a 5 de abril de 1642 e concluiu-se no ano seguinte. Os seus traços originais eram semelhantes ao Forte de São Teodósio, embora com dimensão superior.

O forte foi desativado no século XIX e passou por diversas tutelas que lhe deram diferentes utilizações. Assim, em 1954 foi utilizado como Casa de Chá e a partir de 1957 foi arrendado a um particular, passando a albergar um restaurante que originou várias transformações.

O Forte de São Pedro do Estoril foi classificado como Imóvel de Interesse Público a 29 de setembro de 1977 e atualmente funciona como uma discoteca chamada “Forte Velho”.

Características

Esta fortaleza tem planta poligonal quadrada. O corpo principal abrigava os alojamentos, dispostos em torno de um pátio e cobertos por um terraço. No espaço contíguo dispunha-se a bateria voltada à praia com guaritas circulares cobertas nos vértices.

Sobre o portão de armas está uma inscrição epigráfica parcialmente encoberta por um toldo que menciona:

“Jesus, Maria. O mui alto e poderoso rei Don João III de Portugal, nosso Senhor, mandou fazer esta fortificação, sendo governador das armas desta praça Don Antonio Luiz de Menezes, e se comesou em 5 de abril de 1642; acabouse na era de 1643.”

16 Visualizações 1 Total
16 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.