Casa Fialho de Almeida, Cuba

Localizada na Vila de Cuba, a Casa Fialho de Almeida é um dos mais importantes recursos culturais e turísticos da Vila alentejana e através do qual se pretende dar a conhecer um pouco sobre a vida deste grande escritos Português.

Fialho de Almeida foi uma das amis importantes figuras da literatura portuguesa que nasceu em 1857 em Vila de Frade e faleceu no ano de 1911 em Cuba, onde passou a residir após o seu casamento (por conveniência), em 1893, com uma habitante e proprietária rural da região que viria a falecer dez meses depois do casamento, tornando-se Fialho de Almeida herdeiro da sua fortuna.

Esta casa térrea, de elevado valor patrimonial, conserva ainda intactas as suas características arquitectónicas originais.

Em 2014 este imóvel foi classificado como monumento de interesse público, tanto devido ao seu valor patrimonial como devido à sua ligação ao escritor.

Actualmente a autarquia de Cuba está a desenvolver um projecto de requalificação da casa, com o objectivo de a tornar num dos grandes pontos de interesse cultural e histórico do concelho.Casa Fialho de Almeida

1031 Visualizações 4 Total
1031 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter