Capela do Calvário, Ferreira do Alentejo

A capela do Calvário ou também conhecida como capela de Santa Maria Madalena, é uma construção um pouco estranha devido à sua estrutura e planta circular, sendo ainda a estrutura coberta com campânula coberta por um laternim. Já no seu interior apresenta também algo pouco comum nos templos cristãos em Portugal, ou seja, fiadas de pedras salientes em toda a sua estrutura.

Outro nome que se dá a este templo é Igreja das Pedras, sendo considerado o ex-libris da Vila de Ferreira do Alentejo. Apesar de manter as características originaCapela do Calvário, Ferreira do Alentejois esta estrutura já esteve erguida em vários pontos da vila, sendo reerguida no actual lugar nos finais do século XIX. Assim sendo esta capela encontra-se numa ponta da vila e a Igreja da Nossa Senhora da Conceição na outra ponta.

As pedras salientes no seu exterior, mais concretamente na cúpula, representam o sofrimento de Cristo na Via Sacra. Estas pedras poderão ainda representar a mulher adúltera, representada na figura de Maria Madalena, que foi salva de ser apedrejada pelo Salvador.

Já o interior deste templo é de estrutura quadrangular, coberto por uma cúpula semi-esférica.

Refere-se ainda que este templo foi construído seguindo o exemplo de um templo da cidade de Beja que existiu até ao século XVIII.

Sabe-se ainda que apenas existe mais uma estrutura semelhante a esta no nosso país e que fica na localidade de Peroguarda, a poucos quilómetros de distância desta, e que é conhecida como Calvário das Pedras Negras ou Capela de Santa Maria Madalena, construída no século XVII

Esta capela está classificada como Monumento do Interesse Público desde o ano de 2014.

1689 Visualizações 2 Total
1689 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo