Bom Jesus de Braga

Apresentação do santuário do Bom Jesus de Braga

O Bom Jesus de Braga é um santuário português que se localiza na cidade de Braga que é sede de concelho e de distrito com o mesmo nome e que se localiza na Região Norte de Portugal Continental. Junto ao Bom Jesus de Braga encontra-se outro santuário português, o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.

 

Bom Jesus de Braga

 

O Bom Jesus de Braga, também conhecido como o Santuário do Bom Jesus do Monte ou também como Santuário do Bom Jesus de Braga é um santuário português que se localiza na União de Freguesias de Nogueiró e de Tenões, com sede em Nogueiró, que pertence por sua vez à cidade de Braga que é sede de concelho e de distrito com o mesmo nome e que se situa na Região Norte de Portugal Continental. Nas imediações e nas proximidades do Bom Jesus de Braga situa-se outro santuário do norte do país e da cidade de Braga, o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.

Características do Bom Jesus de Braga

O Santuário do Bom Jesus do Monte, o Santuário do Bom Jesus de Braga ou o Bom Jesus de Braga, nomes pelos quais é conhecido o santuário, é um santuário católico que foi construído para ser uma homenagem ao Senhor Bom Jesus e é um edifício que engloba um conjunto arquitetónico paisagístico que inclui, por sua vez, numa igreja, uma escadaria onde se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus, uma área verde de mata denominada por Parque do Bom Jesus – alguns hotéis e um funicular, o Elevador do Bom Jesus de Braga.

Bom Jesus de Braga

  • Igreja do Bom Jesus – A Igreja do Bom Jesus de Braga nasceu através de um projeto feito pelo arquiteto Carlos Amarante que foi encomendado pelo Arcebispo de Braga, da altura, de nome D. Gaspar de Bragança. A obra teve como objetivo substituir a antiga igreja que existia e que tinha sido mandada edificar por D. Rodrigo de Moura Teles. As obras de construção da Igreja do Bom Jesus começaram no verão do ano de 1784 e ficaram concluídas no ano de 1811. No adro da Igreja, que também é uma obra com assinatura de Carlos Amarante, encontram-se oito estátuas que representam figuras ilustrativas que intervieram a condenação, na paixão e na morte de Cristo. A Igreja tem uma planta em cruz atina e é um dos primeiros monumentos nacionais em Portugal de estilo neoclássico sendo que a fachada é ladeada por duas torres encimadas por um frontão em forma triangular.
  • Escadarias do Bom Jesus de Braga – As escadas do Bom Jesus de Braga têm um total de 116 metros e estão divididas em três lances: No Escadatório do Pórtico que é a zona cujo acesso é feito através do Pórtico do Bom Jesus, um arco que se encontra logo no início da escadaria e onde estão inscritos o brasão de armas do responsável pela sua edificação, no ano de 1723, o Arcebispo de Braga D. Rodrigo de Moura Teles. É neste primeiro lance que estão as capelas da Via Sacra do Bom Jesus. No lance seguinte, o Escadatório dos Cinco Sentidos que é o lance onde existem fontes alegóricas dos cinco sentidos pela seguinte ordem: visão, audição, olfato, paladar e tato. A estas fontes junta-se outra, a «Fonte das Cinco Chagas». O patamar seguinte é denominado por Escadatório das Três Virtudes, datado do ano de 1837 e possui três fontes dedicadas às virtudes da teologia: a Fé, a Esperança e a Caridade.
  • Funicular/Elevador do Bom Jesus de Braga – é um funicular que faz a ligação entre a parte alta da cidade de Braga e o Santuário do Bom Jesus. O funicular é hoje em dia gerido pela Confraria do Bom Jesus do Monte e foi construído através da vontade do empresário de Braga, o senhor Manuel Joaquim Gomes com um projeto feito pelo engenheiro de nacionalidade suíça de nome Niklaus Rigenbach. O elevador ou funicular foi inaugurado no dia 25 do mês de março do ano de 1882 e foi o primeiro a ser instalado na Península Ibérica.
  • Parque do Bom Jesus – é uma zona verde que rodeia o santuário, que tem uma área arborizada com vários jardins e lagos artificiais, com locais de restauração, praças e etc.

 

86 Visualizações 1 Total
86 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo