Barragem de Santa Clara, Odemira

Situada a cerca de 4km da sede da freguesia de Santa Clara a Velha, concelho de Odemira e distrito de Beja, a Barragem de Santa Clara foi construída no curso de água do Rio Mira junto ao limite com a região algarvia.

Outrora, esta barragem já foi uma das maiores e mais importantes do nosso país, sendo manado construir durante o Estado Novo e inaugurada no ano de 1968, cobrindo uma área total de 1986 hectares, tendo como principais objectivos servir de regadio para todo o concelho, abastecimento, defesa contra cheias e produção de energia eléctrica. Actualmente esta barragem, não serve apenas para os seus objectivos principais, sendo também um dos pontos turísticos da região e um local privilegiado de lazer e actividades náuticas (canoagem, remo ou pesca desportiva), recebendo todos os anos um enorme fluxo de visitantes.

Localizada numa planície, e possuindo cerca de 83 metros de altura e 135 metros de cota de coroamento, esta tem uma capacidade total para armazenar 485.000.000 m3 de água, apesar de a sua capacidade útil ser no momento de 240.300.000 m3, ou seja o que equivale a menos de metade da sua capacidade total.

Ao longo de uma viagem pela barragem (um serviço que poderá ser feito através de barco e contactando a junta de freguesia) poderemos visualizar uma deslumbrante paisagem rica em fauna (onde se destaca o achigã, o pimpão e o lagostim) e flora, assim como visualizar os vários montes e vales silenciosos, os seus inúmeros ilhéus repletos de floresta.

Dois dos locais também a visitar nesta barragem é a sua ponte romana, chamada de Ponte de Dona Maria, e a sua Fonte do Azinhal construída em 1892, onde se pode encontrar um parque de merendas.

Para os adeptos de fotografia e paisagens não há nada melhor do que subir até ao paredão da barragem ou até ao cimo do Cerro e fotografar e observar a sua paisagem envolvente.

Barragem de Sta Clara

 

642 Visualizações 2 Total
642 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo