Barragem de Albergaria dos Fusos, Cuba

Apresentação da Barragem de Albergaria dos Fusos: Localizada a cerca de 2,5 km da aldeia de Albergaria dos Fusos e a cerca de 20 km de Cuba, a Barragem de…

Apresentação da Barragem de Albergaria dos Fusos

Localizada a cerca de 2,5 km da aldeia de Albergaria dos Fusos e a cerca de 20 km de Cuba, a Barragem de Albergaria dos Fusos (outrora chamada de Barragem do Alvito devido à suabarragem-albergaria-fusos proximidade a esta localidade) é um dos mais importantes recursos económicos do concelho de Cuba. A sua albufeira ocupa uma área de 1480 hectares, onde acumula água que abastece cerca de 30 mil habitantes distribuídos pelos concelhos de Alvito, Cuba, Vidigueira, Portel e Viana do Alentejo. Pretende-se que num futuro próximo venha a receber água do Alqueva através da albufeira dos Álamos, visto a precipitação anual na região ser muito baixa e insuficiente para as necessidades da população.

O projecto, iniciado em 1970, mas concluído apenas em 1977, tinha como principal função a rega e o abastecimento às populações, mas atualmente existem diversos projetos para aproveitamento turístico, entre os quais um parque ecológico. De facto, as áreas envolventes da barragem e da albufeira possuem excelentes condições para o desenvolvimento do turismo, nomeadamente a realização de diverso tipo de atividades ao ar livre e desportos náuticos.

 

3005 Visualizações 3 Total
3005 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.