Barragem de Albergaria dos Fusos, Cuba

Localizada a cerca de 2,5km da aldeia de Albergaria dos Fusos e a cerca de 20km de Cuba, esta barragem é um dos mais importantes recursos naturais do concelho de Cuba.

Outrora este mesmo recurso era apelidada de Barragem de Alvito, visto a sua proximidade com o concelho em questão, sendo que abastece cerca de 30 mil habitantes distribuidos pelos concelhos de Alvito, Cuba, Vidigueira, Portel e Viana do Alentejo. A nível de dimensões ocupa uma área de 1480 hectares, e pretende-se que futuramente a mesma receba àgua do Alqueva através da albufeira dos Álamos, visto a precipitação anual na região em que está inserida ser de  cerca de 693mm, incluindo-se na bacia hidográfica do Sado que tem uma àrea total de aproximadamente 212 km2.

Este foi um projecto que se iníciou em 1970, sendo concluido apenas 7 anos depois, em 1977, e cuja principal função seria a de rega e abastecimento, apesar de actualmente já se pensar em usufruir da mesma a nível turístico.

A área envolvente desta barragem, em forma de albufeira, possui excelentes condições para o desenvolvimento do turismo, devido às suas boas condições ambientais assim como às boas condições para a implementação de actividades ao ar livre e desportos náuticos.

Barragem de Albergaria dos Fusos, Cuba

971 Visualizações 6 Total
971 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo