As 7 Maravilhas – Praias de Portugal

Apresentação do evento As 7 Maravilhas – Praias de Portugal, que aconteceu em Tróia no ano de 2012.

As 7 Maravilhas – Praias de Portugal foi um evento que aconteceu no ano de 2012 em Portugal e que levou a concurso algumas das praias portuguesas de Norte a Sul do país e onde se elegeram as 7 melhores praias do país. O evento decorreu no âmbito do evento principal, «As 7 Maravilhas de Portugal», realizado no ano de 2007.

As 7 Maravilhas - Praias de Portugal

As 7 Maravilhas – Praias de Portugal foi um evento cuja cerimónia teve lugar num sábado à noite na Base Naval de Tróia, em Tróia, no concelho de Grândola, em Portugal, e que contou com transmissão televisiva em direto na RTP 1. Para a realização da cerimónia foi construído aquele que foi considerado como “o maior palco de sempre construído em areia”, com cerca de três mil toneladas de areia. O palco de areia foi decorado com esculturas cuja altura atingia e ultrapassava os sete metros de altura. As 7 Maravilhas – Praias de Portugal foi um evento que surgiu na sequência de outro evento, por assim dizer, o evento principal e o primeiro a ser realizado ao qual se deu nome de «As 7 Maravilhas de Portugal». «As 7 Maravilhas de Portugal» foi o nome dado a um evento que se realizou em Portugal no ano de 2007, mais precisamente no dia sete do mês de Julho desse ano no Estádio da Luz, em Lisboa, o estádio do Sport Lisboa e Benfica. As 7 Maravilhas de Portugal (2007) foi um evento realizado de forma paralela ao da Declaração Oficial das «Novas 7 Maravilhas do Mundo» e foi uma campanha que fez a maior divulgação de sempre do património cultural e histórico do país de Portugal e que recuperou o interesse das populações pelos mais variados locais do país como por exemplo castelos, palácios, mosteiros, igrejas, estátuas, edifícios emblemáticos, entre outros que marcam a paisagem e enriquecem o país que é Portugal. No ano de 2011 houve também a votação para «As 7 Maravilhas da Gastronomia», que aconteceu em Santarém, e foram escolhidos os sete melhores pratos típicos portugueses.

A votação para eleger «As 7 Maravilhas – Praias de Portugal» aconteceu entre o dia seis de maio de 2012, data em que teve início a votação do público e o dia sete de setembro do mesmo ano. No total foram registados cerca de 620 mil votos. O processo de votação foi semelhante ao das votações dos eventos anteriores relacionados com os monumentos e gastronomia. «As 7 Maravilhas – Praias de Portugal» pretenderam promover os grandes valores da identidade nacional de Portugal e pretenderam ser a escolha das mais incríveis praias do país. A eleição centrou-se em três eixos estratégicos: Ambiente, Turismo e Água. A preocupação ambiental já fez parte do evento «As 7 Maravilhas de Portugal» desde o ano de 2010, quando foram eleitas as «7 Maravilhas Naturais de Portugal». Também a prática de desporto nas praias de Portugal é uma fonte de bem-estar das populações e é um fator reconhecido e valorizado internacionalmente pelos praticantes e adeptos de modalidades como o surf, o windsurf, kitesurf, etc. Este evento tem muita responsabilidade para a questão turística do país visto que um dos principais motivos para escolher visitar Portugal prende-se com as praias que possuímos, pelo mar, pelas falésias, rios, albufeiras e pelos recursos ambientais de alto valor que possuímos e que proporcionam uma riqueza económica ao país através da pesca, da exploração de recursos hídricos e do turismo.

As praias vencedoras e que foram consideradas como «As 7 Maravilhas – Praias de Portugal» foram as praias seguintes:

  • Praias Fluviais – Praia das Furnas, em Odemira, distrito de Beja
  • Praias de Albufeiras e Lagoas – Praia da Albufeira do Azibo em Macedo de Cavaleiros
  • Praias Urbanas – Praia da Zambujeira do Mar, em Odemira, distrito de Beja
  • Praias de Arribas – Praia de Odeceixe, em Aljezur
  • Praias de Dunas – Praia do Porto Santo
  • Praias Selvagens – Lagoa do Fogo, na Ilha de São Miguel
  • Praias de Uso Desportivo – Praia do Guincho, em Cascais.
77 Visualizações 1 Total
77 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo