Achada de S. Sebastião de Mértola

Apresentação da Achada de S. Sebastião de Mértola: A Achada de S. Sebastião de Mértola é um Núcleo Museológico situado no recinto da Escola C+S de S. Sebastião de Mértola numa…

Apresentação da Achada de S. Sebastião de Mértola

A Achada de S. Sebastião de Mértola é um Núcleo Museológico situado no recinto da Escola C+S de S. Sebastião de Mértola numa plataforma sobranceira a margem direita do rio Guadiana. É constituído por duas estruturas distintas mas ao mesmo tempo Achada de São Sebastiãocomplementares, as quais testemunham dois momentos diferentes da ocupação do local: uma dessas estruturas é a Necrópole Romana datada do período entre o séc. I d.C e o séc. III d.C, que reúne um conjunto de sepulturas talhadas no afloramento xistoso; a outra estrutura é uma Ermida de fundação quatrocentista, dedicada a S. Sebastião, constituída pela capela-mor, a nave e a sacristia, e onde está concentrado um importante legado patrimonial (peças arqueológicas e imaginária religiosa) relacionado com este sítio.

Este local foi identificado em 1876 por Estácio da Veiga, depois da cheia do mesmo ano bo rio Guadiana e que colocou a descoberto algumas das estruturas da necrópole e da Ermida. Mais tarde, aquando da ampliação da escola em 1992, foram descobertas 183 sepulturas, o que fez com que aumentassem o número de escavações realizadas nos anos seguintes. Hoje, conhecem-se 269 exemplares dessas sepulturas, permanecendo conservadas no local apenas 87.

Este núcleo é visitável através de estruturas metálicas construídas para o efeito e colocadas acima das escavações.

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
1542 Visualizações 1 Total
1542 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.