Vale do Ribeira

A região conhecida como “Vale do Ribeira” está localizada ao Sul do Estado de São Paulo, fazendo divisa com Paraná, formando um conjunto de 23 municípios, inclusive litoral – Cananéia, Ilha Comprida e Iguape.  Possui uma área de 2.830.666 hectares (28.306 km²), sendo 1.119.133 hectares no Estado do Paraná e 1.711.533 hectares no Estado de São Paulo. É formado pela Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e o Complexo Estuarino Lagunar de Iguape, Cananéia e Paranaguá. É considerada a mais importante reserva de água doce desses dois estados e um dos mais conservados bancos genéticos de todo o Brasil.

O Vale do Ribeira abriga a maior extensão ainda conservada da Mata Atlântica, apresentando uma grande diversidade biológica genética, de espécies e ecossistemas.

Além da alta biodiversidade, a região apresenta também uma grande diversidade cultural, constituída por culturas indígenas, como os guarani, e culturas tradicionais não-indígenas, como o caiçara, o quilombola, o caboclo ribeirinho e os imigrantes japoneses, entre outras. Em termos históricos, apresenta grande quantidade de sítios tombados e inúmeros registos arqueológicos, ainda pouco estudados.

O Vale do Ribeira possui um significativo património ambiental, com mais de 2.1 milhões de hectares de florestas, equivalente a aproximadamente 21% dos remanescentes de Mata Atlântica do País, 150 mil de restingas e 17 mil de manguezais, extremamente bem conservados, apresentando uma grande diversidade biológica genética, de espécies e ecossistemas, além de abrigar um dos mais importantes patrimônios espeleológicos do Brasil.

196 Visualizações 4 Total
196 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter