Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus

O Parque Estadual das Furnas Bom Jesus, é uma Unidade de Conservação da Natureza de Proteção integral, localizado no município de Pedregulho, na região Nordeste do Estado de São Paulo, no Brasil, estando preparado para a realização de pesquisas científicas e desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

A vegetação é composta por fragmentos representativos dos Biomas Cerrado e Mata Atlântica (Floresta Estacional Semidecidual).

O relevo apresenta-se na forma de canyon, com declives de até 200 metros. As matas e cachoeiras são belezas naturais que atraem o visitante; estas áreas são percorridas por trilhas e alguns pontos de mirantes, localizados no núcleo Santa Luzia e Taquari

As cachoeiras apresentam acessos, geralmente de média a alta dificuldade. São 07 cachoeiras localizadas em núcleos diferentes, com queda nas escarpas do canyon, sendo a Cascata Grande a maior delas, medindo uma queda em torno de 15 metros, seguida de outra, de 132 metros em queda livre.

No parque há uma predominância de alguns tipos de solo: LR  Latossolo Roxo, LVA – Latossolo Vermelho Amarelo e Latossolo Amarelo Arenoso.

A geologia, a geomorfologia, o clima, conferem alta diversidade de flora e de fauna ao parque.

108 Visualizações 6 Total
108 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo