Parque Estadual Carlos Botelho

O Parque Estadual Carlos Botelho é um parque de conservação ecológica, localizado na Bacia do Alto Paranapanema, abrangendo os municípios de São Miguel Arcanjo e Capão Bonito, no Estado de São Paulo, no Brasil. Foi criado através do Decreto Estadual nº 19.499, de 10/09/1982, e tem a finalidade de assegurar integral proteção à flora, à fauna e às belezas naturais, bem como garantir sua utilização para fins educacionais, recreativos e científicos, caracterizando-se por ser uma Unidade de Conservação de proteção integral.

Desde então, vem se consolidando como uma Unidade de Conservação de muitos projetos de pesquisa, atraindo pesquisadores de diversas localidades, principalmente por sua característica geográfica peculiar – entre duas importantes bacias hidrográficas – compondo o contínuo ecológico de Paranapiacaba, e por apresentar grande número de espécies endêmicas.

Constitui-se como uma Unidade de Conservação de proteção integral tendo a situação fundiária totalmente regularizada, sem a presença de moradores em seu interior. Próximas ao Parque estão localizadas propriedades privadas, pertencentes a algumas empresas, tais como: Marquesa, Eucatex, Suzano e Minercal.

Além da presença de empresas no seu entorno, também existem as  Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) Parque do Zizo, Parque Rio Taquaral e também uma área que está se consolidando como uma reserva particular, chamada Parque da Onça Parda, ambas com atividades voltadas para o turismo sustentável, educação ambiental e outras atividades correlatas.

Com a implantação do Parque, em 1982, houve na região uma grande transição de estratégias de gestão, antes voltadas para a exploração económica dos recursos naturais, e voltadas para a preservação ambiental, enfatizando-se políticas públicas de preservação e de desenvolvimento sustentável da região.

O Parque é um dos mais importantes refúgios da vida selvagem da região sudeste do Estado de São Paulo, constituindo-se num dos mais significativos corredores ecológicos que conecta os mais importantes remanescentes da Mata Atlântica do Brasil (Fundação Florestal).

A Sede do Parque está inserida na região do Planalto, na Bacia do Alto Paranapanema, abrangendo os municípios de São Miguel Arcanjo e Capão Bonito. A economia dessa região é voltada para a agricultura e ecoturismo.

 O Núcleo Sete Barras está inserido na região do Vale do Ribeira, na Bacia do Rio Ribeira de Iguape, abrangendo o município de Sete Barras. A economia dessa região é voltada para a agricultura, em especial para a cultura de banana, sendo que o ecoturismo é uma atividade que começa a se estruturar na região.

O Parque recebeu o nome de Carlos Botelho, em homenagem ao médico urologista que exerceu funções como Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo e, posteriormente, como Senador da República. Ele é considerado o Patrono da Imigração Japonesa no Brasil, por ter assinado o contrato da vinda dos primeiros imigrantes japoneses para o Brasil em 1908, durante o governo de Jorge Tibiriçá. Durante as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, recebeu uma homenagem da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, por meio da inauguração de seu busto na Sede do PECB.

216 Visualizações 2 Total
216 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter