Parque da Serra do Papagaio

Criado em 1998, o Parque Estadual da Serra do Papagaio abriga um dos mais importantes remanescentes de Mata Atlântica do Estado. Localizado na Serra da Mantiqueira, possui formações mistas de campos, matas e áreas de enclave com matas de araucária, interligadas com a APA Mantiqueira e com a porção norte do Parque Nacional do Itatiaia. Este conjunto montanhoso contínuo e legalmente preservado, permite uma proteção mais efetiva da fauna e da flora.

Abrangendo parte dos municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto, em uma área de 22.917 hectares, o Parque engloba os conjuntos montanhosos das Serras do Garrafão e do Papagaio, apresentando cerca de 50% da área com declividade acentuada e altitudes acima de 1.800 metros. Trata-se de uma importante reserva de diversas espécies de mamíferos, aves e anfíbios, convivendo e se reproduzindo graças à riqueza de ambientes e abrigos existentes. Entre eles estas espécies, destaque para o mono carvoeiro, o lobo-guará, o papagaio do peito roxo e a onça parda.

Na região abrangida pelo parque, se localizam as nascentes dos principais rios formadores da bacia do Rio Grande, responsável pelo abastecimento de grandes centros urbanos do sul de Minas Gerais.

66 Visualizações 2 Total
66 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo