Parque da Serra do Brigadeiro

Criado em 1996, o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro está localizado na região da Zona da Mata, a cerca de 290 km de Belo Horizonte. No extremo norte da Serra da Mantiqueira, ocupa terrenos nos municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino. A Serra do Brigadeiro possui inúmeras nascentes, que contribuem para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do rio Doce e a do Paraíba do Sul.

A unidade de conservação tem área de 14.984 hectares. Principal formação vegetal da área, a Mata Atlântica está intercalada com os Campos de Altitude e afloramentos rochosos, formando um dos mais belos cenários de Minas. Considerado um paraíso botânico, o Parque constitui ainda um ecossistema rico em espécies vegetais como bromélia, peroba, ipê, orquídea, cajarana, jequitibá, óleo-vermelho e palmito doce. A neblina que, durante quase o ano todo cobre os picos onde se localizam os campos de altitude, propicia as condições para a formação de um ecossistema rico em orquídeas, samambaias, liquens, bromélias, variedades de gramíneas, arbustos e cactus, entre outras espécies.

Na fauna, destacam-se a suçuarana ou puma, a jaguatirica, a caititu, o veado mateiro, o cachorrodo-mato, o tamanduá-de-colete, o caxinguelê, a preguiça-de-três-dedos, o macaco-prego, o sagui-da-serra. Nas matas do Parque foram localizados ainda dois grupos independentes de mono-carvoeiro, também conhecido como muriqui, maior primata das Américas e ameaçado de extinção. A UC também é refúgio de outras espécies ameaçadas, como o sauá, a onça-pintada e o sapo-boi.

160 Visualizações 4 Total
160 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo