Brama

Quem é Brama

bramaBrama (ou Brahma) é o mais antigo da tríada dos grandes deuses do hinduísmo (a chamada Trimurti que inclui Brama, Vixnu e Xiva). Posteriormente é concebido como a divindade suprema e eterna cuja essência penetra o Universo inteiro. Brama é o deus da música e das canções e além disso é considerado a representação da força criadora ativa no universo. A visão de universo pelos hindus é cíclica: após a destruição de um universo por Xiva, Vixnu encontra-se a dormir e a flutuar no oceano primordial; quando o próximo universo está para ser criado, Brama surge montado numa flor de lótus brotada do umbigo de Vixnu e recria todo o universo.

Brama é representado com quatro cabeças, mas, originalmente, era representado com cinco. A tradição hindu conta que inicialmente ele possuía apenas uma cabeça. Depois Brama terá cortado uma parte do seu corpo e a partir dela criou Satrupa (também chamada Saravasti). Ao ver a beleza da sua criação, Brama logo se apaixonou e já não conseguia deixar de olhar para Satrupa. Envergonhada, Satrupa tentava esquivar-se aos olhares de Brama e este, para nunca a perder de vista criou mais 3 cabeças (uma de cada lado e uma outra atrás). Então Satrupa voou para o céu e Brama viu-se obrigado a criar uma quinta cabeça que olhava para cima. Mais tarde, Brama terá falado desrespeitosamente de Xiva e este, em resposta terá aberto o seu terveiro olho e queimado a quinta cabeça de Brama.

Da união de Brahma e Satrupa (que viria a ser a deusa das artes), nasceu Suayambhuva Manu, o pai de todos os humanos.

Geralmente Brama surge representado com as suas quatro cabeças (das quais brotaram os quatro Vedas) e oito braços. Nas mãos, segura uma flor de lótus, o seu cetro, uma colher, um Rosário, um vaso com água benta e os Vedas. O seu veículo é o cisne Hans-Vahana, o símbolo do conhecimento.

192 Visualizações 2 Total
192 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo