Odin

Quem foi Odin?

Odin (também chamado Wotan na mitologia germânica) é o primeiro e principal dos deuses da antiga mitologia nordódica e simultaneamente governante de Asgard, a cidade dos deuses, um dos nove mundos do universo. Descendente dos gigantes primitivos, Odim criou, juntamente com os seus irmãos Vili e Ve, o Mundo, os seres vivos e o primeiro casal humano (Ask e Embla), formando-os a partir de duas árvores.

Odim era filho de Borr e de Bestla e teve numerosos filhos, entre os quais Thor, o deus do martelo, associado a trovões, relâmpagos e tempestades e também à força, protecção, saúde e fertilidade. Tinha diversas concubinas mas a principal era Frigg.

O seu papel na mitologia é extremamente complexo, sendo simultaneamente o deus da sabedoria, da guerra e da morte e, em menor escala, da magia, da poesia, da profecia, da vitória e da caça. Segundo a lenda, a sua sabedoria foi adquirida quando dois corvos (Pensamento e Memória) que tinham percorrido o Mundo foram poisar nos seus ombros e lhe contaram tudo o que tinham visto. Mais tarde sacrificou o seu próprio olho a Mimir para lhe dar ainda mais sabedoria.

Preside à assembleia dos deuses e às suas reuniões festivas e apenas bebe vinho. A partir do seu trono no palácio de Valaskjálf em Asgard, Odin podia observar o que acontecia em cada um dos nove mundos. Durante as batalhas, Odin montava o seu cavalo lendário de oito patas e enviava as suas filhas valquirias para recolher os corpos dos heróis mortos em combate.

516 Visualizações 5 Total
516 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter