Heimdall

Heimdall é um deus nórdico e guardião vigilante de Asgard.

Heimdall é um dos deuses Aesir da mitologia nórdica e o guardião vigilante de Asgard. Considerado o deus com a pele mais branca, o lugar de Heimdall era à entrada do reino dos deuses no local onde terminava a ponte Bifrost que ligava o reino dos mortais ao paraíso dos deuses. Ele possuía dentes dourados e era filho de nove mães, neto de Aegir e bisneto de Fornjotr. Além da sua visão e audição apuradas era um deus de grande conhecimento podendo até prever pequenos acontecimentos estando sempre atento a indícios do inicio do Ragnarok.

heimdall

Heimdall e a sua trompa Gjallarhorn.

Heimdall era considerado o criador das classes sociais entre os humanos, precisava de dormir menos que um pássaro, era capaz de ver a milhas de distância durante o dia ou noite, ouvir a erva a nascer nos campos e a lã das ovelhas a crescer. Habitava em Himinbjorg, uma fortaleza no topo da ponte Bifrost e mantinha sempre por perto um corno chamado Gjallarhorn que servia de trompa e podia ser ouvido no paraíso, na terra e no submundo. Era usado para avisar os deuses da chegada de inimigos, os gigantes, e para anunciar o fim do mundo. Quando Heimdall resgatou o colar Brisingamen da deusa Freyja, fê-lo enquanto lutava contra Loki em forma de leão-marinho. Heimdall e Loki estavam destinados a acabar com a vida um do outro durante o Ragnarok.

Os registos históricos sobre Heimdall são escassos. Devido a esta natureza enigmática da sua origem, vários historiadores criaram diversas teorias sobre a verdadeira origem deste deus, incluindo que teria uma relação aparente com os carneiros e que poderia ter uma ligação à árvore da vida Yggdrasil. Alguns versos da antiga poesia nórdica pareciam indicar que Heimdall podia ser o pai da humanidade e que estabelecera a estrutura hierárquica da sociedade nórdica.

Tal como muitas outras divindades é também filho de Odin embora seja filho de nove mães, algo apenas possível para os deuses. Alguns historiadores colocaram a hipótese de as suas nove mães serem as nove filhas de Aegir, mas os nomes não coincidem. As fontes escassas sobre Heimdall tornam-no um dos deuses menos evidenciados, mais enigmáticos e ainda assim um dos mais importantes da mitologia nórdica.

141 Visualizações 1 Total
141 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo